Lei da oferta e da procura: Os preços das mercadorias variam de acordo com a procura por parte do consumidor e com a quantidade do produto em oferta, isto é, colocada à venda. Por exemplo: se há grande produção de leite, o preço dessa mercadoria tende a cair; se a produção é pequena, o preço tende a aumentar.
A lei da oferta afirma que um preço maior leva a uma quantidade ofertada maior e que um preço menor leva a uma quantidade ofertada menor.
A relação entre o preço e a quantidade ofertada é dada pela lei de oferta: quando o preço de um bem se eleva, com tudo mais permanecendo constante, a quantidade ofertada do bem também aumenta. No gráfico 3, vemos a inclinação positiva, ou seja, um preço maior (ou menor) leva a uma quantidade ofertada maior (ou menor).
O que acontece com a Curva da Oferta quando o preço de venda de uma mercadoria diminui? ... Há um deslocamento para a direita da Curva de Oferta. e. Há um deslocamento para cima, ao longo da mesma Curva de Oferta.
Resposta. Letra A. Explicação: Isso ocorre geralmente porque o número de compradores no mercado diminuiu.
Os fatores mais importantes que afetam as quantidades procuradas são o preço do bem, os preços dos bens substitutos e complementares, a renda e as preferências dos consumidores.
A Lei da Demanda se refere à relação inversa entre o preço de um bem e a quantidade demandada: ao aumentar o preço, diminui a quantidade demandada, e o contrário ocorre quando se reduz o preço (MÓCHON, 2007, p. 18). ... A quantidade demandada de um bem ou serviço dependerá exclusivamente da renda do consumidor.
Fatores que influenciam o grau de elasticidade-preço da demanda:
Elasticidade-renda da demanda é uma medida do quanto a quantidade demandada de um bem responde a uma variação na renda dos consumidores, calculada como a variação percentual da quandidade demandada dividida pela variação percentual da renda.
A elasticidade de preço mede a capacidade de resposta da quantidade demandada ou ofertada de um bem a uma mudança em seu preço. Ela é calculada como uma variação percentual na quantidade demandada—ou ofertada—dividida pela variação percentual no preço.