Além da diversidade, o Cáucaso é considerada fronteira geográfica entre a Europa e Ásia e assume papel geopolítico estratégico por abrigar grandes jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos.
O conflito na Chechênia, iniciado em 1994, caracterizou-se pela reivindicação de independência em relação à Rússia e repressão empreendida por essa última. ... Com uma população majoritariamente muçulmana, a Chechênia continuou sendo uma província da Rússia. Entretanto, em 1991, tentou tornar-se independente.
Governos identificam áreas de infra-estrutura como sendo "setores estratégicos" aos quais devem ser dadas maiores atenções, devem ser priorizadas. ... Por exemplo no Brasil o setor de petróleo, da saúde, da segurança, ou educação.
A região possui grande importância estratégica político-econômica, pois além de ser considerada a fronteira geográfica entre a Europa e a Ásia, abriga grandes jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos,sendo constantemente alvo de disputas políticas e sociais entre os vizinhos Irã, Turquia e ...
A região do Cáucaso é mundialmente conhecida pelas riquezas minerais e petrolíferas, também com destaque pela grande industrialização e desenvolvimento agronômico. Além disso, a região faz a divisão entre a Ásia (porção ocidental) e a Europa oriental.
Desde o fim da URSS, a região do Cáucaso é considerada uma "dor de cabeça" para a Rússia. Essa região é de interesse estratégico para a Rússia, devido ao controle das companhias internacionais de petróleo sobre as jazidas do mar Cáspio, e esses movimentos de cunho separatistas põem em risco o domínio russo na região.
Resposta. Razões separatistas, razões étnicas, além de razões políticas e de interesse nos recursos naturais de certa região. A Rússia ocupa a maior região do Cáucaso e enfrenta diversos conflitos separatistas de repúblicas com interesse de formar Estados independentes.
Cáucaso
Resposta. Por trás disto se escondem grandes interesses russo por área de influência, e a Chechênia tem importantes fontes de matérias-primas.
Ela vem lutando por sua independência com o objetivo de criar um Estado islâmico único. No entanto, o território tchetcheno localiza-se na rota de um dos principais oleodutos russos até o mar Cáspio, pelo qual escoam importantes produtos, como o petróleo.
Vamos conhecer essas duas repúblicas vizinhas, Carachai-Circássia e Cabárdia-Balcária.
Segundo lideranças e segundo a carta de princípios do movimento, as motivações para a separação da região incluem fatores econômicos e tributários, como uma carga tributária supostamente elevada sob a região e um suposto potencial de autossuficiência, bem como fatores políticos, incluindo, segundo lideranças, a ...
Resposta: Podem ter cunho político, étnico ou racial, religioso ou social. Em sua maioria, trata-se de colônias ou territórios pequenos que se sentem desvalorizados pelos governos principais de seus países e buscam na independência uma forma de valorizar e garantir mais direitos e investimentos à sua população.
Estimulada pela dissolução da URSS, a região adotou uma declaração de independência após um plebiscito em 1992, embora não tenha sido reconhecida por nenhum país. O conflito foi ampliado e virou uma guerra, fazendo com que milhares de azeris deixassem a região.
Os confrontos étnicos continuaram até 1960 e em 1965 foram registrados cerca de 16 confrontos, tendo 185 feridos graves, 19 deles fatais. Ao final de 1960, a região se acalmou e o conflito checheno-russo chegou a seu ponto mais baixo até a dissolução da União Soviética e a erupção das guerras chechenas em 1990.
A Geopolítica da Rússia, no contexto da Nova Ordem Mundial, vem exercendo um papel de destaque, fato que se deve à sua herança da extinta União Soviética, tornando-se após a queda do Muro de Berlim a segunda maior potência militar e nuclear do planeta.
Com a assinatura do Tratado de Brest-Litovsk (posteriormente anulado pelo Tratado de Versalhes) o Império Russo perdeu boa parte das suas possessões territoriais no Leste Europeu (como, por exemplo, a Polônia).
9- Por que a Rússia tem condições de voltar a ocupar uma posição de destaque no cenário internacional? * a)Por contar com ótimos b)Por ter enormes polos industriais c)Por ter grande reserva de petróleo d)Por contar com mão de obra altamente qualificada, tecnologias avançadas e recursos naturais abundantes.
Resposta. O grande uso de investimentos e as guerras em que lutavam contra os Estados Unidos. Com isso, entrou em crise e, não conseguindo mais se manter unida, ela foi dando "liberdade" aos demais países pertencentes a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).
Na verdade, a demonstração de força foi direcionada a uma nação: a URSS. Tanto Estados Unidos quanto União Soviética saíram fortalecidos após o término da Segunda Guerra Mundial, tornando-se as duas maiores potências no globo. Os EUA defendiam o liberalismo e a democracia, enquanto a URSS vivia uma ditadura socialista.
Principais Causas