Principais obras da primeira geração do Romantismo
Principais obras
O Romantismo no Brasil teve início com a publicação do livro Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães em 1836. Nesse mesmo período, foi lançada a revista Niterói que também difundia ideias românticas.
O Romantismo no Brasil: a literatura se torna popular e importante para a sociedade brasileira. ... A poesia exalta a natureza tão explorada pelos colonizadores, faz a sociedade se reconhecer como cidadão. Além disso, o Romantismo trouxe uma enorme carga de sentimentos, como amor, patriotismo e valor.
O Romantismo foi importante para o Brasil devido as diversas manifestações culturais, literárias e artísticas, sendo um movimento filosófico e artístico.
Gonçalves Magalhães pertenceu ao movimento nacionalista e indianista do romantismo brasileiro e, assim, contribuiu para o movimento anticolonialista e para a formação de nossa identidade cultural.
O contexto histórico brasileiro no período romântico, momento em que o Brasil acabara de se libertar do jugo da metrópole contribuiu para a formação de uma “literatura empenhada” (CANDIDO, 1981) em construir a identidade nacional, valorizando o que era tido como peculiar ao país.
Nesse contexto, os românticos forneceram à sociedade brasileira um ideal nacionalista e sentimental adequado às necessidades de autovalorização. Características originais para a independência cultural, política e, sem dúvida, nacional. Uma imagem de Brasil que se afasta da antiga metrópole em função de sua identidade.
Resposta: A relação entre independência politica e o romantismo brasileiro se dá pois na primeira geração do romantismo o Brasil conseguiu o seu processo de independência política. O romantismo tratava de assuntos que visavam mostrar a representatividade do Brasil, ou seja, demonstrar a identidade nacional do Brasil.
A relação entre independência politica e o romantismo brasileiro se dá pois na primeira geração do romantismo o Brasil conseguiu o seu processo de independência política. O romantismo tratava de assuntos que visavam mostrar a representatividade do Brasil, ou seja, demonstrar a identidade nacional do Brasil.
Resposta. O romantismo idealiza o Brasil, e quer mostrar como o Brasil é independente de Portugal, tanto politicamente quanto na literatura.
Considerando o trecho acima, é possível reconhecer que uma das principais e permanentes contribuições do Romantismo para construção da identidade da nação é a: a) possibilidade de apresentar uma dimensão desconhecida da natureza nacional, marcada pelo subdesenvolvimento e pela falta de perspectiva de renovação.
A partir do texto e de seus conhecimentos acerca do Romantismo europeu, pode-se considerar o castelo como um símbolo do Romantismo, pois: ... os escritores românticos descendiam da nobreza feudal.
Alternativa correta: c) egocentrismo, hipersensibilidade, melancolia, pessimismo, angústia e desespero. Todas essas são características do Romantismo. A primeira geração romântica é marcada pelo sentimentalismo, nacionalismo, exaltação da natureza, enquanto a segunda é carregada de pessimismo.
Analise os itens abaixo sobre as características do Romantismo e escolha as alternativas incorretas A)Os artistas românticos eram fascinados pelo mistério e o sobrenatural. B)Ao negar o Neoclassicismo, o Romantismo se aproximou do Renascimento. ... E)A estética romântica se opôs radicalmente à moderação neoclássica.
Resposta. Dessa maneira, o nacionalismo é uma característica fundamental da primeira geração do Romantismo brasileiro, sobretudo na poesia, que tradicionalmente é dividida em três diferentes fases. Seu marco inicial foi a publicação de Suspiros Poéticos e Saudades (1836), do escritor Gonçalves de Magalhães (1811-1882).