Rateio é uma divisão proporcional por uma base que tenha dados conhecidos em cada uma das funções em que se deseja apurar custos. Tal base deve constituir-se de dados que guardem estreita correlação com o custo, ou seja, o custo ocorre em condições semelhantes aos dados da base.
O rateio de custos se refere às práticas de divisão proporcional de custos. Então, considere nesse cálculo os custos diretos e indiretos realizados dentro da empresa. Assim, torna-se necessário conhecer de forma precisa todos os gastos da empresa, a fim de mantê-la operando adequadamente.
Quanto ao sistema de rateio, podemos afirmar (Ref.: É o processo de apropriação dos custos diretos, distribuindo-os com base na quantidade de matéria-prima utilizada por produto. ... No Custeio por absorção, conforme legislação fiscal, não pode haver apropriação do custo pelo sistema de rateio.
O objetivo do rateio de custos indiretos é gerar informações úteis à administração das empresas.
São muitos os métodos de rateio dos gastos indiretos, mas as principais bases utilizadas são: custos diretos; custo da mão de obra direta; quantidade produzida; tempo utilizado pelas máquinas; tempo utilizado pelos colaboradores; área ocupada por linha de produção ou departamento; custo da matéria-prima básica.
Ou seja: é aquele custo que não precisa de nenhum critério para ser apropriado, ele possui um valor ou uma proporção pré-definida. O custo indireto, por sua vez, é aquele que demanda algum critério de apropriação ao produto.
Outros exemplos de custos indiretos Equipamentos de escritório; Prestadores de serviços terceirizados, como limpeza, segurança e vigilância; Aluguel do espaço da fábrica; Seguros e taxas de manutenção.
Os custos diretos tem a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. Os custos são qualificados aos portadores finais (produtos), individualmente considerados. ... Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência.
O custo direto é aquele para o qual é mais fácil atribuir um valor, ou seja, que é mensurável sem dificuldades, sem necessidade de rateio e que é relacionado diretamente ao produto final. Exemplos de custos diretos são a matéria-prima e a mão de obra direta.
Como fazer uma planilha de custos fixos e variáveis?
Os principais custos fixos são:
Enquadram-se nos custos fixos despesas como aluguel, serviços de segurança, limpeza, planos de telefonia, manutenção de equipamentos, etc. É claro que existe uma margem de variação nesses custos, como, por exemplo, um reajuste no aluguel.
Assim, em outras palavras, as contas fixas são aquelas que ocorrem todos os meses, não sendo necessariamente ligadas ao volume de produção ou de vendas. É muito importante lembrar que esses gastos ocorrem em caso de faturamento ou não.
Como distribuir as despesas fixas no preço do produto Portanto, é preciso apurar quanto as despesas fixas representam das vendas. Isso é feito assim: Total das Despesas Fixas ÷ Total das Vendas x 100. Essa conta indica o % que as despesas fixas representam das vendas.