A palavra ideia passou a ser escrita de forma diferente porque houve alteração na acentuação dos ditongos abertos ei e oi. Segundo o novo acordo ortográfico, foi abolido o acento agudo nos ditongos abertos ei e oi, nas palavras paroxítonas.
De acordo com a norma, o acento agudo (´) deixa de ser usado nos ditongos (encontro entre duas vogais na mesma sílaba) ei e oi das palavras paroxítonas (em que a penúltima sílaba é pronunciada de forma mais forte). Assim, jiboia, paleozoico, asteroide, estreia, diarreia, entre outras, também perderam o acento.
Escrevemos o verbo TER no presente do indicativo COM o acento circunflexo (TÊM) quando o conjugamos na 3ª pessoa do PLURAL: Eles têm.
substantivo deverbal Ação de ter; ato de receber ou de passar a possuir alguma coisa: ele tem uma casa; a empresa tem muitos funcionários. [Gramática] A grafia têm, com acento, refere-se à forma plural: eles têm uma casa; as empresas têm muitos funcionários.
No caso do presente do indicativo, é grafado sem acento circunflexo. Do mesmo modo, quando usado como auxiliar do verbo haver com sentido de “existir” ou “acontecer”, conjuga-se no singular. Observe os exemplos: “Tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu.”
Iremos utilizar a palavra “tem” sempre que formos conjugar o verbo “ter” na 3ª pessoa do singular: Ele ou ela tem. Exemplos com tem: Ela tem uma família enorme. Ele tem um problema sério.
gerar
A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”. ... Assim, o termo “aonde” só pode ser usado quando acompanhado de outro termo que exija a preposição “a”, como na frase: “Vou aonde você for”.
Aonde é um advérbio que, assim como onde, indica lugar. Entretanto, só pode ser utilizado como indicativo de movimento, por isso deve ser usado ao lado de verbos que indiquem esse deslocamento (ir, levar, chegar, dirigir etc.).
Onde: Indica o lugar em que algo ou alguém está. Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. ... No entanto, deve ser usado com verbos que indicam movimento e que são regidos pela preposição “a”. Por exemplo: “Não sei aonde íamos”; “Ele não viu aonde o filho foi”.
Há muita dúvida quando o assunto é o uso de "onde, aonde, de onde e donde”....Perceba que fica mais fácil usar o termo “de onde”, já que ele equivale a “donde”, basta fazer a substituição.
As duas formas estão corretas e podem ser usadas para indicar que algo está à venda. A diferença está no sujeito. Em vendo, o sujeito está determinado: eu vendo. Em vende-se, o sujeito está indeterminado: alguém vende.
Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo ir mas empregues em diferentes tempos verbais. Iremos é a primeira pessoa do plural no futuro do indicativo do verbo. Quando descobrir onde é, iremos lá. Amanhã, iremos à cidade.
Vende-se casa. Vendem-se casas. Objeto no singular (casa), verbo no singular (vende-se). Objeto no plural (casas), verbo no plural (vendem-se).
Forma do Gerúndio do verbo ver, ação contínua de enxergar, de captar uma imagem através da visão: estou vendo tudo claramente. Etimologia (origem da palavra vendo). Forma regressiva de vendar.
As duas formações - com e sem crase - são possíveis na língua portuguesa e estão corretas.