Constitucional. O direito à liberdade de expressão não é um direito absoluto, a própria Constituição Federal veda o anonimato. E ainda, ele pode estar sujeito a restrições, conforme previsto na Convenção Americana de Direitos Humanos.
Relativos, quando dizem respeito apenas aos envolvidos em determinada relação jurídica. Exemplo: contrato de locação, que vincula apenas as partes pertencentes à relação. Transmissíveis, quando os direitos podem ser repassados a terceiros, como no caso dos direitos reais, que são suscetíveis de transferência.
Resposta: Direitos fundamentais referem-se àqueles direitos do ser humano que são reconhecidos e positivados na esfera do direito constitucional positivo de um determinado Estado.
Toda pessoa tem o direito de ir e vir, sem ser molestada. ... Toda pessoa tem o direito de ter acesso à saúde. Toda pessoa tem o direito de praticar a religião que escolher. Toda pessoa tem o direito de ter acesso ao trabalho, sem discriminação por doença, deficiência, sexo, cor, religião.
Os Direitos Humanos são uma categoria de direitos básicos e inalienáveis. ... Possuem como objetivo garantir direitos fundamentais, como a vida, a liberdade, a saúde e a segurança das pessoas, bem como o direito à defesa e ao justo julgamento a quem seja acusado de um crime.
Saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte são direitos dos cidadãos. Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
DIREITOS E DEVERES: cada cidadão tem o direito de viver, de ser livre, de ter sua casa, de ser respeitado como pessoa, de não sofrer coação, de não sofrer preconceito por causa do seu sexo, de sua cor, de sua idade, do seu trabalho, da sua origem, ou por qualquer outra causa.
Os direitos e deveres do cidadão englobam, a começar pelos direitos, a saúde, a educação, igualdade, emprego e afins; tudo o que torne possível sua vida, liberdade, seus direitos individuais e também os coletivos que mantenham sua dignidade enquanto pessoa humana.
Ele passa a se responsabilizar legalmente pelos seus atos. Na prática, essa responsabilização é imposta pelo Estado e vem de várias formas. Isso ocorre porque a nossa Constituição Federal (de 1988) traz direitos e obrigações para todos os cidadãos.
É muito importante que o cidadão cumpre com seus deveres ,por que assim,tem condições de mudar as características sociio financeiro da sua família , ter a opurtunidade de justificar seus atos e ser respeitado em território nacional ,principalmente do Brasil.
Resposta. Sim pois os deveres de todo cidadao deve ser igual perante a lei seja de cor,raça ou etnia.
Qualquer ser humano é nosso companheiro porque tem os mesmos direitos que nós temos. ... Ser cidadão é fazer valer seus direitos e deveres civis e políticos, é exercer a sua cidadania. Com o não cumprimento do dever o cidadão brasileiro pode ser processado juridicamente pelo país e até mesmo privado de sua liberdade.
O Direito tem o papel fundamental de reger a vida em sociedade, estabelecendo a organização e as condutas necessárias ao desenvolvimento coletivo. ... A lei, como norma jurídica regularmente aprovada pelos representantes do povo, exerce o papel fundamental de reger a sociedade e o Estado segundo a democracia.
Cidadania é um conceito que se refere à condição de pertencimento de uma pessoa à comunidade de um país. A consequência desse pertencimento são os direitos e deveres civis, políticos e sociais, que são assegurados ao cidadão pela Constituição Federal.
Desde a Antiguidade, em vários momentos da história podemos ver que os cidadãos sempre tiveram seus direitos e deveres... Porém, é claro, NEM todos eram considerados cidadãos. ... Então , o significado de ser cidadão, ontem e hoje, nos remete à luta permanente pelos nossos direitos de cidadãos.