crossorigin="anonymous">
O Constellation 24.
Com as marchas normais e as reduzidas, um FNM efetivamente tem oito marchas, mais a marcha à ré.
O caminhão FH também é considerado o pesado mais seguro do mundo. É o veículo que enfrenta as aplicações mais extremas fora das estradas. O FMX é resistente para fretes em construções pesadas, pedreiras, minas e canaviais. Mesmo em terrenos irregulares e de difícil dirigibilidade o motorista não perde o conforto.
O câmbio I-Shift identifica qual é a marcha mais adequada para o frete de acordo com as condições da estrada e da carga. As peças sofrerão menos desgaste, como o cardã e o eixo. O caminhão roda por mais tempo na estrada sem precisar de manutenção. O câmbio automático também faz o consumo de combustível ser menor.
O câmbio I-Shift, como é denominado na linha Volvo, funciona como o câmbio automático dos veículos linha leve. Nos veículos com essa tecnologia, o motorista não precisa trocar de marcha, embora haja essa possibilidade mesmo não possuindo o pedal de embreagem.
A primeira ação é acionar o freio de estacionamento (o freio de mão) e, só depois, colocar a alavanca na posição P (Parking). Mas, na hora de sair, a operação se inverte: primeiro, deve-se colocar a alavanca em D (Drive) e, só depois, solta-se o freio de mão.
Como dirigir com câmbio automático? Para dirigir um veículo com câmbio automático basta pisar no pedal do freio e mover a alavanca do câmbio para a posição "D". Assim que o motorista solta o pedal do freio o carro já começa a se movimentar.
Totalmente controlado por computador, o Opticruise seleciona a marcha ideal com base na rotação do motor, velocidade, aceleração e outras variáveis, garantindo uma operação constante do veículo na faixa de maior economia de combustível.
Bloqueio longitudinal Esse é o sistema de bloqueio presente nos caminhões “traçados”. Aqui, o bloqueio ocorre na caixa estabilizadora e permite que o conjunto de rodas (direito e esquerdo) seja travado de forma independente, evitando que duas ou mais rodas de eixos diferentes patinem.
Já o caminhão traçado (6x4) tem três eixos, sendo um deles dianteiro e dois deles traseiros e com tração. O nome traçado é dado porque é um veículo de dois eixos de tração nas rodas traseiras.
O Actros 2651 foi o caminhão traçado mais vendido da Mercedes-Benz em 2019. Com 3.