O espelho é um importante instrumento para a construção da identidade. Por meio das brincadeiras que faz em frente a ele, a criança começa a reconhecer sua imagem e as características físicas que integram a sua pessoa.
A especificidade do trabalho na creche Na faixa de 0 a 3 anos, explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem. O objetivo é que eles se identifiquem como seres únicos, com corpo, hábitos e preferências próprias.
A formação da identidade recebe a influência de fatores intrapessoais “as capacidades inatas do indivíduo e as características adquiridas da personalidade”, de fatores interpessoais “identificações com outras pessoas” e de fatores culturais “valores sociais que uma pessoa está exposta tanto global quanto comunitários”.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade tem a função de distinguir, marcar as diferenças, sejam elas, físicas, emocionais e comportamentais, dos indivíduos. Ou seja, sua autoimagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive.
Ou seja, a construção da identidade ocorre de forma gradativa no contexto relacional e, é considerada como um processo contínuo. É, assim, através da socialização que os indivíduos vão adquirindo novas maneiras de agir e pensar ativando a sua identidade pessoal e coletiva.
A identidade social é o sentimento de identificação com um determinado grupo social. É a importância que o grupo ao qual pertencemos tem para nós. Quanto mais nos identificamos com o grupo, mais ele definirá a nossa personalidade. As normas e os valores do grupo serão compartilhados pelos seus membros.
Resposta. A formação de identidade passa por muitos fatores, justamente por conta da existência de muitas ideologias sociais. Contudo, principalmente por sermos muito dependentes do nosso núcleo familiar, principalmente durante os anos iniciais, nossa identidade está muito atrelada com o que aprendemos com nossos pais.
Tendo em vista que, a sociologia foi inserida na educação básica para ajudar o aluno a desenvolver o olhar crítico sobre a sua realidade e também sobre a sociedade. PALAVRAS-CHAVE: Identidade; Ensino de Sociologia; Educação Básica. Existem diversos tipos de identidade, a cultural, a social, étnica, política, etc.
Resposta: Por meio de vários canais, tais como: a mídia televisiva, os jornais, revistas, dis- cursos, ou até mesmo as leis de censura próprias dos governos autori- tários, como foi o caso do Brasil no período do regime militar.
Pelo contrário, a função da ideologia é a de apagar as diferenças, como as de classes, e de fornecer aos membros da sociedade o sentimento de identidade social, encontrando certos referenciais identificadores de todos e para todos, como, por exemplo, a humanidade, a liberdade, a igualdade, a nação, ou o Estado.” ( ...
Influência da Ideologia A ideologia tem influência marcante nos jogos do poder e na manutenção dos privilégios que plasmam a maneira de pensar e de agir dos indivíduos na sociedade. A ideologia seria de tal forma insidiosa que até aqueles em nome de quem ela é exercida não lhe perceberiam o caráter ilusório.
No senso comum o termo ideologia é sinônimo ao termo ideário, contendo o sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas.
Nossa sociedade é formada por uma série de princípios e ideias que orientam nosso comportamento no dia a dia, sem que nem sempre nos demos conta disso. A este conjunto de ideias que orienta o pensamento dos indivíduos de uma sociedade chamamos de ideologia.
Este termo possui diferentes significados, sendo que no senso comum é tido como algo ideal, que contém um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas ou visões de mundo de um indivíduo ou de determinado grupo, orientado para suas ações sociais e políticas.