O andaime fachadeiro é obrigatório em obras acima de 4 metros de altura e também confere muitos benefícios para a construção, como a segurança dos trabalhadores e a melhora na mobilidade dos envolvidos no trabalho, além de ser fácil de montar e manter organizado.
E como calcular a área? O Andaime Fachadeiro é utilizado para vencer altura e comprimento, sendo assim, deve-se multiplicar a altura pelo comprimento para encontrar a área total a ser coberta por ele. A locação de equipamentos para construção civil é uma ótima solução para viabilizar os custos com andaimes na sua obra.
O andaime deverá ter um pontos de ancoragem intercalados, prumada sim prumada não e piso sim piso não. Adicionalmente é recomendado que nas laterais o andaime possua pontos de amarração em todos os pisos, a partir dos 4 metros de altura.
O piso de trabalho dos andaimes deve ter forração completa e a madeira deve ser de boa qualidade. Os andaimes devem ser providos de sistema guarda-corpo e rodapé, inclusive nas cabeceiras. Diante de um trabalho perigoso como este, a adoção de medidas preventivas é a forma mais segura de evitar que acidentes aconteçam.
Os Equipamentos essenciais para Trabalho em Altura são: Talabarte de Segurança. Cinto de Segurança ou Cinto de Segurança tipo Paraquedista. Trava-Quedas de corda ou para cabo de aço ou Trava-Quedas Retrátil. Escadas.
9 EPIs obrigatórios para trabalhos em altura
Trava queda retrátil É indicado para o trabalho em altura onde é necessário o deslocamento vertical e horizontal.
O Trava-Quedas é um dispositivo mecânico de travamento que deve fazer a ligação entre o cinto de segurança e o ponto de ancoragem que servirá para evitar que o trabalhador sofra uma queda durante o trabalho.