Existem três tipos de forças intermoleculares, que são: dipolo permanente, dipolo induzido e ligações de hidrogênio (antigamente chamada de pontes de hidrogênio).
As forças intermoleculares são classificadas em três tipos que variam conforme a intensidade:
Força intermolecular Quando duas moléculas se aproximam há uma interação de seus campos magnéticos o que faz surgir uma força entre elas. É o que chamamos de força intermolecular. Essas forças variam de intensidade, dependendo do tipo da molécula (polar ou apolar) e, no caso das polares, de quão polares elas são.
Forças Íon-Dipolo Trata-se da interação entre um íon em água e as cargas parciais da molécula polar de água (dipolo). Nesta interação, o íon se encontra rodeado pelas moléculas de água. A carga parcial negativa do átomo O da água é atraída pelo cátion e as cargas parciais positivas dos átomos H são repelidas.
Qual das substancias representadas é capaz de forma pontes de hidrogênio e está presente no DNA? Substancias representadas: Base Nitrogenada. desoxirribose.
Pontes de Hidrogênio Cada átomo possui um orbital, que é a região do espaço em volta do núcleo onde a probabilidade de se encontrar um elétron é máxima. ... Numa ponte de hidrogênio, os dois elétrons envolvidos se deslocam para o orbital molecular ligante, produzindo uma interação química entre os três átomos.