Esquemas de “pirâmide” são considerados crime contra a economia popular. ... Em seu artigo 2ª, inciso IX, a norma prevê o chamado crime de “pirâmide” ou “esquema de pirâmide”, que consiste em tentar ou obter ganhos ilícitos, através de especulações ou meios fraudulentos, causando prejuízo a diversas pessoas.
A simples tentativa de obter ganhos ilícitos em detrimento de número indeterminado de pessoas já configura o crime de pichardismo. Portanto, para que se dê a consumação do pichardismo não é necessário o recebimento da vantagem, sendo esta, mero exaurimento do crime.
O esquema em pirâmide, também conhecido como esquema Ponzi, depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas para o sistema, sem levar em consideração a real geração de vendas de produtos ou serviços.
Não há limite para a sua evolução no plano de carreira da empresa e a remuneração é 100% variável. Normalmente as estruturas se organizam em formato de hierarquia piramidal, por isso a confusão com o conceito de Pirâmide financeira.
O marketing digital nada mais é do que a utilização dos canais de internet para comunicação e venda de produtos e serviços. A pirâmide, por outro lado, se baseia em um esquema de vendas multinível, no qual um indivíduo atrai outras pessoas para a pirâmide, que atrairão outras pessoas para a pirâmide.
1. “MARKETING DIGITAL É PIRÂMIDE” “Esquema de pirâmide” é um método, ou melhor, um modelo de negócios enganador. E a forma como as pessoas que estão envolvidas nesse esquema ganham dinheiro é através do marketing multinível, ou seja, tudo começa com uma pessoa que segue chamando mais outras para entrar.