Os cães possuem quatro pares de glândulas maiores (parótidas, sublinguais, zigomáticas e submandibulares) e, também, contêm inúmeras glândulas salivares menores distribuídas ao longo de toda a cavidade oral, como os lábios, bochecha, língua, palato, faringe e esôfago (PIGNONE et al., 2009).
O tratamento usual da rânula é a marsupialização, na qual uma porção da mucosa oral do assoalho da boca é excisada, junto com a parede superior. Posteriormente, a parede da rânula é suturada à mucosa oral do assoalho da boca e deixada cicatrizar por segunda intenção.
A marsupialização consiste na remoção da porção superior da lesão intraoral, técnica cirúrgica de primeira escolha, considerada uma técnica pouca invasiva e que devido a grande proporção da rânula, proporciona uma menor chance de lesar as estruturas anatômicas adjacentes.
Mucocele (bolha na boca): o que é, como identificar e tratamento. A mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é uma espécie de bolha, que se forma no lábio, língua, bochechas ou céu da boca, geralmente devido a uma pancada na região, mordidas repetitivas ou quando uma glândula salivar sofre uma obstrução.
O intestino grosso é responsável pela formação da fezes e é onde se encontram as bactérias da flora intestinal, que ajudam na produção das vitaminas K, B12, tiamina e riboflavina. Os nutrientes absorvidos nessa parte são principalmente água, biotina, sódio e gorduras feitas com ácidos graxos de cadeia curta.