A mesa flexora é um exercício muito útil para enfatizar os músculos posteriores da coxa, de maneira a fortalecê-los e auxiliar no ganho de força e hipertrofia, o que é importante tanto para a harmonia do físico, como para evitar desequilíbrios na articulação do joelho.
Segundo Campos (2000) a mesa flexora é um exercício que isola os isquiotibiais, que é formado pelo semitendinoso, semimembranoso e bíceps femural.
4 – Cadeira flexora O levantamento terra e o stiff (ou romanian deadlift) são os melhores exercícios para a cadeira posterior. Recrutam muito mais unidades motoras do que a cadeira e a mesa flexora, além de estimularem o sistema neural e metabólico de forma muito mais efetiva.
Execução correta da cadeira flexora
Veja como executá-lo:
Evitar que os pés fiquem atrás das linhas dos joelhos Durante a execução da extensão de joelho na cadeira extensora, na descida há um aumento da compressão patelofemoral. Ao ultrapassar o angulo de 90 graus há uma maior compressão na região do joelho, aumentando os riscos de lesão articular.
Alternativas à Cadeira Extensora Para Quem Sente Dores no Joelho
R$5.
Exercícios onde usar o drop set
Esse é um tipo de treino onde se leva o músculo ao limite com um conjunto de repetições, sem descanso, porém diminuindo a carga. O exercício se inicia com uma carga elevada com o maior número de repetições. Quando essa carga já não é suportada, o peso é diminuído em torno de 30% a 60% do peso anterior.
O drop-set funciona da seguinte maneira: você realiza uma série normal, como está prescritos em seu treinamento; e em seguida, sem descanso, pega um peso com 20-30% menos carga e manda bala em mais quantas repetições conseguir.
Usar um limite de 6 a 12 repetições nos exercícios é o mais produtivo para hipertrofia muscular e a “regra“ é a mesma para o drop set. Se você não estiver conseguindo alcançar 6 repetições, abaixe ainda mais a carga do drop, se fizer 12 repetições com facilidade retire menos carga.
Drop-set ou série descendente Indicado para quem já tem uma experiência maior na musculação, esse sistema funciona assim: você faz as repetições de um exercício até a fadiga. Aí, sem descansar, reduz a carga e volta a realizar o movimento até atingir uma nova falha.
Uma série é um número de repetições por exercício seguido por um intervalo de descanso. Exemplo: 3 x 8 (três séries de oito repetições).
REPETIÇÃO: Refere-se ao número de execuções de um mesmo exercício realizados consecutivamente, ás vezes com um pequeno intervalo de alguns segundos. Série: É um conjunto de repetições. As séries são realizadas com intervalos variados. Um exercício pode ter uma ou mais séries de um determinado nº de repetições.
Para os iniciantes, treinar de duas a três vezes por semana é o suficiente. Já os alunos intermediários e avançados podem treinar de quatro a seis vezes por semana. Com menor volume de exercícios e maior intensidade, o resultado virá dentro do tempo esperado.
Para os agachamentos: 3 séries de 20 repetições cada. Para os exercícios de caneleira: 3 x 15 repetições. Para abdominais: 3 séries de 50 repetições. Para caminhada: diariamente, no mínimo, 20 minutos.