Significado de Maturo Maduro; que apresenta um desenvolvimento completo. Desenvolvido; completamente formado ou composto: emocionalmente maturo. [Gramática] Forma atual e preferencial: maduro. Etimologia (origem da palavra maturo).
Significado de Monturo substantivo masculino Grande quantidade de lixo. Aglomeração de lixo, coisas insignificantes e/ou velhas; monte de objetos desnecessários.
É o mesmo que bagunça, confusão.
Significado de Embornal substantivo masculino Saco em que são colocados alimentos; bornal.
Falha ocorrida pela falta de prudência, de reflexão ou de cuidado; negligência: por inadvertência, acabou batendo o carro. Etimologia (origem da palavra inadvertência). In + advertência.
Falta de observância, de cumprimento.
Que mostra negligência, desleixo, descuido: 1 desalinhado, desaplicado, desatento, desazado, descuidado, descuidadoso, descuidoso, desleixado, desmazelado, distraído, improvidente, omisso, relapso. Que atua com lentidão: 2 preguiçoso, indolente, vagabundo, lânguido, lerdo, relaxado, vagaroso.
Exemplo: o profissional da enfermagem conhece a técnica de higiene das mãos, porém não realiza todas as etapas, causando contaminação durante a assistência. Negligência: deixar de fazer o que deveria ser feito. Omissão voluntária.
Assim, na imperícia e na imprudência o agente tem uma atitude comissiva, ou seja, de ação. ... Na imperícia, faz sem ter a habilidade necessária, enquanto que na imprudência faz sem o cuidado devido. Já na negligência a atitude é omissiva, posto que o agente deixa de fazer algo que seguramente deveria fazer.
Age com imprudência o profissional que tem atitudes não justificadas, açodadas, precipitadas, sem ter cautela. É resultado da irreflexão, pois o médico imprudente, tendo perfeito conhecimento do risco e também ignorando a ciência médica, toma a decisão de agir, assim mesmo.
Fazer ou agir sem cautela, com precipitação ou afoiteza. “Imprudente é aquele que sabe do grau de risco envolvido na atividade e mesmo assim acredita que é possível a realização sem prejuízo para ninguém. A pessoa em suas ações, age realizando uma atitude diversa da esperada.” enfermagem sobre sua supervisão.
A imperícia reveste-se da falta de conhecimento ou de preparo técnico ou habilidade para executar determinada atribuição. Trata-se, portanto, de uma atitude comissiva (de cometer ou agir) por parte do profissional, expondo o cliente a riscos e com a possibilidade de acometimento danoso à integridade física ou moral(9).