O curso presencial ocorre na FACIS - Faculdade de Ciências da Saúde. Consulte a instituição. Os alunos recebem o diploma de Especialista em Homeopatia. A Pós-graduação possibilita uma formação voltada a conhecimentos técnicos nesta área terapêutica não convencional.
A homeopatia é uma terapia alternativa que atua com o objetivo de estimular o sistema imunológico e reequilibrar a energia vital dos pacientes. Criada por um médico alemão, ela pode melhorar não só a doença em si, mas também os aspectos físico, mental, emocional e espiritual.
Por isso, é bem comum a busca da homeopatia para o tratamento de:
O médico homeopata costuma fazer perguntas sobre seu estilo de vida, hábitos alimentares e preferências, temperamento, personalidade, padrões de sono e histórico médico, essas informações ajudam o médico a formar uma imagem completa sobre você.
Se notar alguma irritabilidade a mais, um desconforto com o meio em que vive, uma reação acima do que deveria ser; se perceber situações cotidianas que se repetem sem que você tenha forças para mudá-las; se sente mais frio ou mais calor que os outros; se sente repulsa ou aversão a algum alimento específico, já se tem ...
O que são medicamentos homeopáticos? Na homeopatia, o medicamento não provoca uma reação do organismo para combater a doença. Ele incentiva para que o próprio corpo seja ativo neste processo e estimula para que todo o organismo trabalhe bem e restabeleça o seu bom funcionamento.
O medicamento em gotas de homeopatia deve ser ingerido conforme a indicação de seu médico homeopata, na quantia e horário estabelecido. O medicamento pode ter contato com a saliva, caso preciso tomá-lo em jejum, é recomendado não usar pasta de dente, esperar até 10 minutos após ingerir o remédio para escovar os dentes.
Estado declarado de gripe: você deve tomar uma dose, 1g de glóbulos, por via oral, pela manhã e uma dose à noite, durante 1 a 3 dias. Se os sintomas persistirem após 3 dias de uso, consulte seu médico. Para crianças pequenas deixar os glóbulos dissolverem em um pouco de água numa colher de sobremesa e administrar.
Você já deve ter ouvido a expressão “doses homeopáticas” quando alguém quer relacionar algo que acontece aos poucos ou em pequenas quantidades, certo? A expressão vem da manutenção dos medicamentos homeopáticos, apresentados em doses reduzidas e diluídas.
O que é um medicamento homeopático? O medicamento homeopático é fabricado com substâncias extraídas dos reinos vegetal, animal e mineral. Essas substâncias são manipuladas e diluídas para oferecerem doses pequenas do princípio ativo, que ingeridas com certa constância, restabelecem o equilíbrio orgânico.
substantivo feminino Ato ou efeito de dinamizar, de dar propriedades dinâmicas a. [Medicina] Em homeopatia, operação que consiste em aumentar a homogeneidade e o poder terapêutico de um medicamento por diluição.
Princípios da homeopatia A homeopatia é embasada em quatro pilares básicos: Lei dos Semelhantes; Experimentação em homem são e sensível; Doses infinitesimais; e Medicamento único.
Baseia-se no princípio similia similibus curantur (do latim: "semelhante pelo semelhante se cura"), ou seja, o suposto tratamento se dá a partir da diluição e dinamização da mesma substância que produz o sintoma num indivíduo saudável. A homeopatia considera os sintomas uma reação contra a doença.
Unicismo, pluralismo e complexismo: entenda as vertentes da homeopatia
As escolas homeopáticas direcionam a conduta homeopática em relação ao tratamento prescrito. Como a escola pode ser percebida em relação ao. receituário recebido pelo farmacêutico, considerando as diferentes correntes.
Os "alternistas" adotam o critério de receitar diferentes medicamentos, que vão sendo ingeridos alternadamente. Os "pluralistas" são os profissionais que medicam o indivíduo não só com medicamentos homeopáticos, mas com uma série de outros tipos de medicamentos, como fitoterápicos, florais etc.