Os cilindros granulosos consistem em material degenerado de grânulos não derivados de proteínas séricas. Os cilindros granulosos não são específicos, mas geralmente são patológicos.
Os filamentos de muco na urina que são detectados no exame são normais, por isso, não são necessariamente indícios de doenças. Quando o muco da urina estiver em excesso, ou apresentar sangue ou células inflamatórias e estiver associado a outros sintomas, ele pode ser sintoma de alguma patologia.
A esquistossomose, também conhecida como barriga-d'água, é transmitida pelo verme da família Schistosoma, que se espalha na água por causa de caramujos. Ao entrar no corpo, o parasita se instala nos vasos sanguíneos do intestino, do sistema urinário e do fígado e passa a se reproduzir dentro do organismo.
Mansil, para o que é indicado e para o que serve? Mansil é um anti-helmíntico (medicamento contra vermes) indicado para o tratamento de todas as formas de infecções por Schistosoma mansoni (verme que causa a esquistossomose ou barriga dágua nome popular).
A doença- A esquistossomose é uma doença causada pelo Schistosoma mansoni, parasita que tem no homem seu hospedeiro definitivo, mas que necessita de caramujos, como B. glabrata,como hospedeiros intermediários para desenvolver seu ciclo evolutivo.
O QUE É ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA Doença infecciosa parasitária causada por trematódeo (Schistosoma mansoni), que vive na corrente sanguínea do hospedeiro definitivo. A evolução clínica pode variar desde formas assintomáticas até as extremamente graves.
Dermatite cercariana – corresponde à fase de penetração das larvas (cercárias) através da pele. Varia desde quadro assintomático até apresentação de quadro clínico de dermatite urticariforme, com erupção papular, eritema, edema e prurido, podendo durar até 5 dias após a infecção.
Essas larvas recebem o nome de cercarias. Após penetrarem no corpo do homem, as cercarias desenvolvem-se e, neste estágio, são denominadas de esquistossômulo. Os esquistossômulos iniciam uma migração pela corrente sanguínea e linfática, chegando aos pulmões e ao coração.
As formas ectópicas da esquistossomose são aquelas nas quais o elemento parasitário está localizado fora do sistema porto-cava, o habitat natural do helminto.
Atualmente, a doença é detectada em todas as regiões do país. As áreas endêmicas e focais abrangem 19 Unidades Federadas e compreendem os Estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte (faixa litorânea), Paraíba, Sergipe, Espírito Santo e Minas Gerais (predominantemente no Norte e Nordeste do Estado).
A prevenção consiste em identificação e tratamento das pessoas adoecidas, saneamento básico, combate aos caramujos, e informação à população de risco. Evitar contato com água represada ou de enxurrada e usar roupas adequadas ao entrar em contato com água suspeita de estar infectada são medidas individuais necessárias.