Não-vesicantes: Aqueles que não causam necrose tissular (dano ao tecido) quando extravasados. Vesicantes: Causam necrose tissular quando extravasados. Irritantes: Provocam ardor e inflamação temporária no local de extravasamento. Alguns quimioterápicos podem ser tanto irritantes quanto vesicantes.
Quimioterapia vesicante é um tipo de droga que é administrada durante o processo de quimioterapia e que pode causar bolhas e inchaço no local da injeção.
Cuidados de enfermagem na aplicação por via intravesical Aplicar o quimioterápico antineoplásico. Fazer mudança de decúbito de 15 em 15 minutos. Orientar que a quimioterapia deverá ficar retida por maior tempo possível. Drenar o quimioterápico e retirar a sonda ▪ Assegurar técnica asséptica.
São manifestações de toxicidade provocadas pelas drogas antineoplásicas:
A toxicidade é variável para os diversos tecidos e depende da droga utilizada. Nem todos os quimioterápicos ocasionam efeitos indesejáveis, tais como mielo depressão (diminuição das células do sangue), alopecia (queda do cabelo) e alterações gastrintestinais (náuseas, vômitos e diarreia).