O cerebelo é um órgão do sistema nervoso localizado entre o cérebro e a região do tronco encefálico. Fibras nervosas conectam o cerebelo à medula espinhal e ao tálamo.
O hipotálamo é a região do encéfalo (diencéfalo) de vertebrados relativamente pequenos, localizado sobre o tálamo, cuja função é manter a homeostase, isto é, o equilíbrio das funções internas corporais em ajustamento ao ambiente, principalmente por meio da coordenação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino.
Assim, o cerebelo é formado por um grande número de folhas constituídas de tecido nervoso. O cerebelo é composto por uma parte central de substância branca, coberta por uma fina camada de substância cinzenta, que representa o córtex cerebelar.
Lesões que acometem essa parte do cérebro – ocasionadas por falta de oxigenação, alcoolismo, entre outros – são dificilmente tratadas e revertidas e comprometem a movimentação (a precisão e rapidez dos movimentos deixam de ser eficientes), causando diminuição do tônus muscular, mudanças posturais, alteração da marcha, ...
As principais partes anatômicas do cerebelo incluem o vêrmis, longo e afinado no centro, dois lobos flóculos-nodulares abaixo, cada um dividido em diversos lóbulos. Os dois lóbulos laterais lembram os dois hemisférios do cérebro e às vezes são chamados de hemisférios cerebelares.
Nele também ficam a maioria dos núcleos dos nervos cranianos e, através dos tratos neurais, ele facilita a comunicação entre cérebro, medula espinhal e cerebelo. O tronco encefálico é formado por três partes: bulbo, ponte (protuberância) e mesencéfalo.
O tronco encefálico é a região do encéfalo responsável pela união entre a medula espinhal e o cérebro. É constituído pelo mesencéfalo, ponte e bulbo, que são responsáveis pelas funções básicas para a manutenção da vida, como a respiração, o batimento cardíaco e a pressão arterial. Veja a seguir cada um separadamente.
Significado de Vias e Tratos Tratos são vias que estão localizadas no cérebro e na medula espinhal (sistema nervoso central). A nomenclatura é bastante variada, com alguns tratos sendo chamados de “lemniscos”, "pedúnculos" ou "fascículos", dependendo de seu curso, localização e projeção.
O assoalho do IV ventrículo, também conhecido como fossa rombóide, é formado pela superfície dorsal da ponte e bulbo. O aqueduto cerebral é um estreito canal conectando o terceiro e o quarto ventrículos. Ele tem 1.
O quarto ventrículo é uma das quatro cavidades preenchidas por fluido que compreendem o sistema ventricular no interior do encéfalo humano. É preenchido por líquido cefalorraquidiano. O quarto ventrículo é ligado ao terceiro pelo aqueduto cerebral.
Quarto Ventrículo A porção protuberancial apresenta, de dentro para fora, um sulco mediano, os colículos faciais (núcleo do VI par e fibras do VII par), os sulcos limitantes, as fóveas superiores (núcleos do V par) e a parte superior das áreas vestibulares (núcleos da porção vestibular do VIII par).
O III (terceiro) ventrículo origina da luz do diencéfalo. Os ventrículos laterais comunicam com o III através do forame interventricular. O aqueduto cerebral origina da luz estreitada do mesencéfalo, o qual comunica o III com IV ventrículo.
O terceiro ventrículo é uma cavidade localizada na linha media do cérebro, situada entre o tálamo direito e o esquerdo. O fluido cerebroespinhal entra no terceiro ventrículo vindo dos dois ventrículos laterais, pelo Forame de Monro. O líquido sai do ventrículo através do aqueduto de Sylvius.
Sistema Ventricular Existem quatro ventrículos: Dois ventrículos laterais dentro dos lobos do cérebro. Terceiro ventrículo encontrado entre os tálamos. Quarto ventrículo localizado sobre a ponte e a medula e abaixo do cerebelo.
São quatro ventrículos encefálicos: Ventrículo lateral direito, ventrículo lateral esquerdo, IIIº ventrículo e IVº ventrículo. No interior dos ventrículos está o plexo corióide, produtor do líquido cereberospinal. Ventrículos laterais: são cavidades em forma de letra C, localizadas no telencéfalo.
Ventrículos são as câmaras do coração cuja função é bombear o sangue para a circulação sistémica, através da artéria aórta, no caso do ventrículo esquerdo, e para a circulação pulmonar, através da artéria pulmonar, no caso do ventrículo direito.
Os ventrículos cerebrais são espaços localizados nos hemisférios cerebrais que se comunicam entre si, sendo o local por onde o líquor se movimenta. O cérebro humano possui quatro ventrículos: o primeiro está localizado no hemisfério esquerdo do cérebro, enquanto o segundo está em seu extremo oposto.
Os ventrículos laterais comunicam-se com o terceiro ventrículo (diencefálico) através dos forames de Monro (interventriculares). A relação entre o terceiro e o quarto ventrículos (infratentorial) faz-se por meio do aqueduto cerebral de Sylvius (mesencefálico).
Desenho de um molde de cavidades ventriculares, visto de lado. O aqueduto cerebral, também conhecido como aqueduto de Sylvius ou ducto mesencefálico, é um canal que permite a passagem do líquido cefalorraquidiano pelo mesencéfalo, conectando o terceiro ventrículo ao quarto ventrículo.
O alargamento dos ventrículos cerebrais é habitualmente chamado de ventriculomegalia é um marcador não especifico de alguma anormalidade, sinalizando assim a possibilidade de malformações no sistema nervoso central (SNC) ou em outros órgãos.
Aqueduto cerebral é o canal que divide o mesencéfalo ligando o 4º ventrículo ao 3º ventrículo (localizado no cérebro) c. Aqueduto cerebral é o canal que divide o mesencéfalo ligando o 4º ventrículo ao 3º ventrículo (localizado no tronco encefálico)
O cerebelo encontra-se na parte de trás de sua cabeça, abaixo do cérebro. ... O tronco cerebral encontra-se embaixo do cérebro, na frente do cerebelo. Ele liga o cérebro à medula espinhal e controla funções involuntárias como respiração, digestão, ritmo cardíaco e pressão arterial.
O líquor é produzido no plexo coroide, presente em cavidades no cerébro e na medula espinhal (Figura 1), e atua como um amortecedor protegendo as estruturas cerebrais e medulares; fornece nutrientes essenciais para o cérebro e possui importante função na remoção dos resíduos provenientes da atividade cerebral e no ...
Localização. Situa-se anteriormente em relação ao cerebelo, superiormente ao bulbo e inferiormente aos pedúnculos cerebrais (mesencéfalo).