EQST

O Que Zona De Preservaço Parcial?

O que é zona de preservação parcial?

As lesões medulares incompletas ocorrem quando houver alguma função sensitiva e/ou motora abaixo do nível neurológi- co11,12. A zona de preservação parcial (ZPP) refere- se aos dermátomos e miótomos localizados abaixo do nível neurológico que se mantêm parcialmente inervados11,12.

Qual a definição de trauma raquimedular?

1. Trauma raquimedular é a lesão da medula espinhal que provoca alterações, temporárias ou permanentes, na função motora, sensibilidade ou função autonômica. 2. As lesões cervicais freqüentemente causam diminuição permanente da qualidade de vida, sendo a principal causa de seqüela seguida aos traumatismos.

O que causa trauma raquimedular?

O trauma raquimedular pode resultar de danos nas vértebras, ligamentos ou discos da coluna vertebral ou danos diretamente na própria medula, devido a acidentes de trânsito, quedas, luta, desportos violentos, mergulho num local com pouca água ou numa posição incorreta, ferimento de uma bala ou uma faca ou mesmo por ...

Quais as causas do trauma raquimedular?

Acidentes automobilísticos, queda de altu- ra, acidente por mergulho em água rasa e ferimentos por arma de fogo têm sido as principais causas de traumatismo raquimedular.

Quais os tipos de trauma raquimedular?

Tipos de lesões neurológicas Lesão de raízes: espera-se que ocorra recuperação pelo menos parcial. Lesão medular incompleta: Pode ou não haver recuperação dos déficits. Quanto maior e mais rápida a recuperação melhor o prognóstico. Lesão de Brown Sequard: Hemissecção medular .

Quais os sinais e sintomas de traumatismo raquimedular?

Os sinais e sintomas mais comuns são: dor no pescoço e/ou nas costas; dor ao movimentar o pescoço e/ou as costas; dor à palpação da região posterior do pescoço e/ou da linha média das costas; deformidade da coluna vertebral; paralisia, paresia, dormência ou formigamento nas pernas ou braços em qualquer momento após o ...

Qual o tratamento para trauma raquimedular?

1) Metilprednisolona - Esta medicação administrada nas primeiras oito horas após o traumatismo é a primeira a demonstrar melhora significativa na recuperação em humanos. Três ensaios clínicos foram conduzidos para estudar de forma padronizada a ação da metilprednisolona em pacientes com traumatismo raquimedular.

Qual a faixa etária da maioria dos pacientes com trauma raquimedular?

A faixa etária mais prevalente é entre 21-30 anos, assim como nos estudo de Campos et al. e Brito et al. A predominância pelos jovens e o sexo masculino se deve a exposição a risco de acidente, desatenção e desrespeito as leis de trânsito.

Qual a diferença entre lesão medular e TRM?

Podemos dizer que lesão medular ou traumatismo raquimedular (TRM) é quando a medula espinhal é danificada seja por um trauma, doença ou defeito congênito, ocasionando paralisia temporária ou permanente dos músculos dos membros e do sistema nervoso autônomo, bem como alterações na sensibilidade dependendo da localização ...

Quais são as consequências da lesão medular?

Nas lesões medulares completas há paralisia, perda de todas as modalidades sensitivas (tátil, dolorosa, para temperatura, pressão e localização de partes do corpo no espaço) abaixo da lesão e alteração do controle esfincteriano (urinário e fecal).

O que uma lesão na medula espinhal pode causar?

A área que se encontra sobre a lesão pode ficar sensível ao toque, particularmente se existir uma fratura. Se a medula espinhal for lesionada, os nervos que se encontram no local da lesão ou por baixo da mesma sofrem uma disfunção, causando perda de controle muscular e perda de sensação.

Quais são as principais sequelas morfológicas da lesão medular?

Observa-se que as principais alterações fisiológicas decorrentes da lesão medular são o choque medular, choque neurogênico, trombose venosa profunda, disrreflexia autônoma, bexiga neurogênica, intestino neurogênico, espasticidade, úlceras por pressão, pneumonias, alterações psicossociais e infecções.

Como saber o nível da lesão medular?

O nível de lesão: altura da lesão, se esta é mais alta ou mais baixa. Uma lesão de nível mais alto resulta numa maior área corporal comprometida: o Cervicais: comprometimento dos membros superiores, tronco e membros inferiores.

Quais os mecanismos de lesão no TRM?

Há quatro mecanismos de lesão primária relacionados ao trauma raquimedular: o impacto associado à compressão persistente ocasionada por ruptura do disco intervertebral, fragmentos ósseos e fraturas com deslocamento, que são mecanismos bastante comuns; impacto associado à compressão transitória, como nos casos de ...

Quais são os tipos de lesão medulares escolha?

Resposta. Resposta correta: congenita, nao traumatica e traumatica.

O que é lesão medular escolha?

Lesão medular é o termo utilizado para designar danos na medula espinhal resultantes de acidentes ou lesões, cujo nível de gravidade pode variar conforme o acidente. A lesão medular pode resultar em paraplegia ou quadriplegia.

Qual vértebra deixa Paraplegico?

Lesão acima da vértebra C4 provoca morte instantânea, embora não exista nenhum ferimento aparente. Quando a lesão ocorre abaixo da sexta vértebra cervical, a pessoa para de mexer as pernas. Isso se chama paraplegia. Quando a lesão se instala acima de C6 provoca tetraplegia, que pode ser completa ou incompleta.

O que é paraplegia não especificada?

A paraplegia é o termo médico utilizado quando o paciente não consegue movimentar ou sentir as pernas, uma situação que podem ser permanente e que geralmente é causada por uma lesão na medula espinhal.

O que leva a paraplegia?

As paraplegias ocorrem quando as vias motoras e sensitivas que percorrem a medula espinhal são interrompidas por um acidente ou outro motivo qualquer, geralmente no nível da coluna dorsal ou lombar. Essa interrupção pode ser completa ou incompleta, levando assim a diferentes repercussões e sintomas.

O que significa CID G82?

CID10 - G82 - Paraplegia e Tetraplegia.

O que faz uma pessoa ficar paralítica?

A paraplegia ocorre no momento em que as vias motrizes do sistema piramidal do sistema nervoso periférico, habitualmente a nível da medula espinhal, são interrompidas medial e bilateralmente. A paralisia afeta os membros inferiores, ou toda parte inferior do corpo.

O que causa lesão na coluna?

Lesões na coluna são causadas, na maioria das vezes, por traumas ou acidentes que podem romper uma vértebra e pressionar ou destruir a circulação interna da medula espinhal. A coluna vertebral é uma pilha de ossos chamados vértebras ligadas por articulações e separadas por discos de cartilagem.

Como ocorre a paralisia dos membros inferiores?

As paraplegias ocorrem quando há uma interrupção a nível torácico ou lombar da medula espinhal que conduz os estímulos nervosos que se dirigem aos membros inferiores e à parte inferior do corpo.