A lei 6.
Mudanças como a possibilidade de contratação de trabalhador temporário para realização de atividades fim, os requisitos específicos para o firmar contrato com o trabalhador temporário e os cuidados atrelados à saúde e segurança do trabalhador que, agora, devem ser observados pela tomadora dos serviços.
Com a nova lei, a principal mudança é que as empresas têm permissão para terceirizar qualquer atividade, sem restrições. A empresa terceirizada fica responsável por contratar, remunerar e dirigir os trabalhadores. Já a empresa contratante tem o dever de garantir segurança, higiene e salubridade dos terceirizados.
8 benefícios da terceirização para o seu negócio
Pontos Positivos: Menor custo, maior poder de negociação, economia de escala, focalização dos negócios da empresa, maior agilidade nas decisões. Pontos Negativos: Risco de desemprego, aumento da dependência de terceiros, demissões na fase inicial, custo de demissões, falta de cuidado na escolha de fornecedores.
Veja os requisitos mínimos para as empresas terceirizadas
Resposta. Resumindo: a terceirização pode trazer ganhos de produtividade, custos menores e foco na especialização. Porém, há impactos para todos os envolvidos: funcionários, empresas e economia. ... As empresas vão acumular menos inteligência, menos porte e menos controle.
Outro efeito deletério da terceirização é a redução do tempo de permanência no emprego e aumento da rotatividade da mão-de-obra terceirizada. Segundo o dossiê DIEESE/CUT, “a permanência no trabalho é de 5,8 anos para os trabalhadores diretos, em média, para os terceiros é de 2,6 anos.
Como se percebe, em que pese o trabalho terceirizado ser bastante utilizado pelos empregadores e estar se difundindo cada vez mais, não traz impactos positivos sobre os trabalhadores em geral, prejudicando a saúde física e mental destes, face às parcas condições de saúde oferecidas pela modalidade.
A precarização do trabalho, portanto, tem sido percebida como uma das consequências mais visíveis da flexibilização do mercado de trabalho, que preconiza a proliferação de formas de emprego de caráter flexível, das novas formas de contrato e do declínio da oferta de empregos típicos/permanentes.
Resposta: A falta de legislação específica sobre a terceirização afeta de maneira o direito do trabalho, precarizando direitos, suprimindo conquistas, excluindo o trabalhador em suas categorias enfraquecidas e que, sem opção, se submete a salários baixos, benefícios sociais inferiores e jornada de trabalho extensa.
As causas do aumento da terceirização no Brasil e no mundo têm relação com a diminuição dos custos com funcionários.
A precarização é um fenômeno da globalização porque ela esta atrelada a redução de custos de produção para que a indústria (de forma ampla) tenha melhor preço final, mantendo lucros significativos. Um exemplo fora do contexto do trabalho que podemos citar é o das passagens aéreas.
Ao defini-la como uma atividade com fins econômicos exercida em condições que colocam aqueles que a realizam em uma situação de risco, vulnerabilidade ou degradação, a precariedade do trabalho pode ser identificada tanto a partir do estatuto social do emprego ou ocupação, implicando certo nível de reconhecimento social ...