crossorigin="anonymous">
Lista de regiões administrativas do Distrito Federal por população
Para cada região administrativa é nomeado um administrador. Essas regiões administrativas são formadas pela área urbana e pela da zona rural de cada uma delas. O Distrito Federal é formado pelo Plano Piloto, que engloba as asas sul e norte.
O Brasil está dividido em cinco Grande Regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. É a Unidade onde tem a sede do Governo Federal, com seus poderes: Judiciário, Legislativo e Executivo.
Assim, a divisão administrativa do Brasil divide o nosso país em 26 estados e 1 Distrito Federal. Distribuídos por esses estados, encontram-se 5.
Resposta:Estados, Municípios e o Distrito Federal. Essas são as unidades político-administrativas do país.
Você já ouviu diversas vezes a expressão três poderes, que se referem ao Executivo, Legislativo e Judiciário.
A região que possui o maior número de estados é a região Nordeste, com 9 unidades federativas. A região Sudeste possui 4 estados, centro-oeste conta 3 estados e o Distrito Federal e Norte possui 7 estados.
Região Nordeste do Brasil
A região brasileira que tem mais unidades federativas é a região Nordeste e a que possui o menor numero é a Região Sul.
Existem comunidades remanescentes de quilombos em quase todos os estados, exceto no Acre, Roraima e no Distrito Federal. Os que possuem o maior número de comunidades remanescentes de quilombos são Bahia (229), Maranhão (112), Minas Gerais (89) e Pará (81).
Amazonas, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, Sergipe e Rio grande do norte.
Estados com maior número de comunidades remanescentes quilombolas: Bahia (229), Maranhão (112), Minas Gerais (89) e Pará (81).
Nas últimas décadas, Foz do Iguaçu formou a maior comunidade árabe do Paraná e a segunda maior do país, atrás apenas da de São Paulo.
A Comunidade Quilombola Paiol de Telha está localizada na região das cidades de Guarapuava, Pinhão e Reserva do Iguaçu no centro sul do Paraná, a aproximadamente 250 quilômetros de Curitiba, a capital do estado. Esta comunidade foi primeiro quilombo reconhecido pela Fundação Palmares no Paraná em 2005.
O Pará é o estado brasileiro com o maior número de comunidades quilombolas tituladas no país: 62 no total.
1) Qual das comunidades tradicionais abaixo está localizada no Paraná? Seringueiros.
De acordo com essa Política, Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) são definidos como: “grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ...
Faxinais refere-se ao "sistema faxinal", que trata-de um tradicional sistema camponês de produção agrícola e animal. Esse modelo de sistema pode ser visto no sul do Brasil, sobretudo no estado do Paraná.
Os povos e as comunidades tradicionais têm uma cultura ancestral e vivem no cerrado brasileiro há cerca de 12 mil anos. São a representação atual dessa sociobiodiversidade, como conhecedores e guardiões do patrimônio ecológico e cultural da região.
"Povos e Comunidades Tradicionais são grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, ...
Entre os povos e comunidades tradicionais do Brasil estão quilombolas, ciganos, matriz africana, seringueiros, castanheiros, quebradeiras de coco-de-babaçu, comunidades de fundo de pasto, faxinalenses, pescadores artesanais, marisqueiras, ribeirinhos, varjeiros, caiçaras, praieiros, sertanejos, jangadeiros, ciganos, ...
Caiçaras são encontrados na maior parte do litoral sudeste e, mais ao norte, podemos encontrar comunidades mais ligadas às raízes africanas, como os jangadeiros e os balseiros, por exemplo, na Bahia e no Maranhão, respectivamente.