Nesse sentido, cabe afirmar que a palavra que se define como variável é aquela que sofre alteração em sua forma pela presença das chamadas desinências nominais de gênero e de número; bem como das desinências verbais de modo, tempo, número e pessoa.
Significado de Invariável [Gramática] Diz-se da palavra que não se flexiona em gênero, número e/ou pessoa; por exemplo: as preposições e as conjunções, as interjeições. plural Invariáveis. Etimologia (origem da palavra invariável). In + variável.
Classes Gramaticais variáveis - Substantivo, verbo, adjetivo, artigo, numeral e pronomes. ... As classes variáveis são: artigo, adjetivo, pronome, numeral, substantivo e verbo. Nas invariáveis, há: advérbio, conjunção, interjeição e preposição.
Resposta. Os substantivos terminados em “-x” são invariáveis, sendo, portanto, demarcados por algum determinante.
Identifique e escreva no caderno os substantivos invariáveis em número, ou seja, aqueles nomes quetêm a mesma forma para singular e plural: mel pôster ônus vírus gás tórax ônix. xerox ônibus francês pirex sal cais ourives.
Em outras palavras, dizemos que um substantivo é sobrecomum quando ele apresentar apenas um gênero tanto para o masculino quanto para o feminino.
O substantivo sobrecomum é um tipo de substantivo uniforme, ou seja, que apresenta somente um termo para os dois gêneros (masculino e feminino). Ele é utilizado para nomear pessoas, por exemplo, a palavra "criança", utilizada para os dois gêneros: a criança menino; a criança menina.
O substantivo epiceno é um tipo de substantivo uniforme que possui somente uma palavra para os dois gêneros (masculino e feminino). Eles estão relacionados com os animais sendo diferenciados pelas palavras “macho” ou “fêmea”.
Significado de Vítima substantivo feminino Animal ou indivíduo morto em sacrifício aos deuses. [Figurado] Quem sofre por culpa sua ou de outrem: vítima da fome, da tristeza.
Formiga, jibóia, jacaré e tatu são exemplos de substantivos epicenos. Outros exemplos: águia, baleia, borboleta, cobra, corvo, mosca, pulga, rouxinol, sardinha, tigre.
Não entrando na questão do sexo dos anjos (serão ou não seres assexuados?), a palavra anjo é um substantivo sobrecomum, isto é, tem um só género gramatical (é masculina: o anjo era bonito) mas designa indivíduos de ambos os sexos, não apresentando por isso uma forma feminina *anja.
Substantivos sobrecomuns são os que apresentam um só gênero para o masculino e o feminino. Existem outros substantivos sobrecomuns na língua portuguesa: a criança, a pessoa, o indivíduo, a testemunha, a vítima, … Atenção! A palavra anja para indicar o feminino de anjo está errada, não existe.
2 sinônimos de anjo para 1 sentido da palavra anjo: 1 criancinha, querubim.
Significado de Anjinho substantivo masculino Diminutivo de anjo. [Figurado] Criancinha morta. Criança encantadora.
O Dicionário da Porto Editora só regista anjinho, «diminutivo de anjo; criança morta». Já o Michaelis (brasileiro) tem anginhos e anjinhos (variante), ambos no plural, com o significado de algemas.
Um anjo é uma criatura espiritual que habita no céu e tem a função de mensageiro entre Deus e os seres humanos. A palavra anjo tem origem no termo grego ággelos que significa mensageiro, e são seres celestiais criados por Deus para serem mensageiros. ... Lúcifer era um anjo de luz, que se revoltou contra Deus.
substantivo feminino Caderneta ou livrinho destinado a anotar, dia a dia, aquilo que se deve fazer.
Significado de Agendamento Etimologia (origem da palavra agendamento). Do latim "agenda", coisas que devem ser feitas + -mento, sufixo para ação ou resultado da ação.
livro destinado à anotação dos compromissos diários e de outras informações (despesas, aniversários, etc.)
Livro ou caderno que se destina a registar os compromissos ou assuntos a tratar diariamente. 2. Conjunto dos compromissos ou assuntos a tratar por alguém.