A biópsia incisional remove apenas uma porção do tumor. Uma biópsia excisional remove todo o tumor, e é geralmente a técnica preferida quando existe suspeita de melanoma.
É recomendada para lesões grandes, com mais de um centímetro de diâmetro, que estejam em regiões de risco. A biópsia incisional também pode ser indicada quando há suspeita de malignidade do tumor e quando o diagnóstico definitivo é requerido antes de planejar a remoção completa ou outros tipos de tratamentos.
3a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 54) São indicações de biópsia incisional, exceto: a) lesões extensas (> 3 cm).
Para investigar a presença de câncer colorretal, pólipos e doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa.
Normalmente, os resultados da biópsia de mama podem levar até 2 semanas para serem disponibilizados (mais comumente até 7 dias), sendo enviado diretamente para o médico.
A biópsia do colo do útero é uma das formas de diagnosticar se você tem câncer do colo do útero ou células que podem, um dia, se transformar em câncer. Ela geralmente é recomendada pelo ginecologista se o resultado do seu exame papanicolau mostrar alguma alteração.
A biópsia do útero é um exame de diagnóstico empregado na identificação laboratorial de possíveis alterações no tecido de revestimento do útero. O que pode indicar crescimento irregular do endométrio, câncer do colo de útero e infecções. Para a realização deste tipo de biópsia é utilizado anestesia local.