O Fio Neutro dá choque? Além de servir de referência para criar uma tensão de 127V, o fio neutro tem a função de fechar o circuito elétrico. Portanto, a corrente que vem da rede elétrica pelo fio fase passa pelo aparelho e retorna pelo neutro.
Não é necessário muito esforço para verificarmos que com esta ligação a tensão de linha é a mesma que a tensão de fase. Para isso basta utilizarmos um voltímetro e medir a tensão entre duas linhas de alimentação e então medir a tensão sobre uma das três impedâncias da carga.
Pois sempre que uma carga monofásica está ligada em fase e neutro o condutor neutro passa a conduzir a mesma corrente elétrica que vem pela fase.
Condutor Neutro: é o condutor que está em um potencial próximo a zero volt e, por isso, serve como referência de tensão para os outros condutores da instalação. ... Condutor de Fase: é o condutor que está em um potencial diferente de zero volt, como 127 ou 220 volts em relação ao neutro.
No jargão dos eletricistas, diz-se que um circuito trifásico está equilibrado quando a corrente no neutro é nula apesar de haver correntes nas fases. ... Há casos em que o condutor neutro pode ter a espessura reduzida em relação aos condutores fase.
Quando um sistema trifásico não permite retorno pelo neutro (sistema isolado), a corrente In será nula. Analisando a equação anterior, vê-se, então, que a corrente Iao também deve ser nula, em condições de regime (sem falta à terra), ou seja, as correntes de linha não possuirão componentes de sequência zero.
Se houver carga no circuito,haverá corrente circulando,portanto o neutro estará energizado. Agora se o circuito da sua casa está desligado,e mesmo assim há corrente no neutro. O problema está na falta de aterramento na sua residência. Pois há uma fuga de corrente na mesma.
Descobrir a corrente do circuito a ser dimensionado 2 – Sabendo a potência em VA para o circuito trifásico, seguimos a seguinte equação: I(A) = P(VA) / (V*raiz(3)) onde V é a tensão fase-fase do seu estado, por exemplo, caso sua tensão for 127/220V, teríamos a equação no denominador [220*raiz(3)].
Para as tomadas de 100 Watts temos o seguinte cálculo: Corrente de projeto é igual a 100 Watts de potência DIVIDIDO por 1, pois o sistema informado é Fase e neutro, VEZES 127v que é a tensão de fase, VEZES 0,9 que é o fator de potência informado, VEZES 1 que é o rendimento informado.
Como é calculada a corrente corrigida?
Assim, temos a seguinte fórmula: P(cv) = U(V) . Tanto a tensão U e a corrente i são de linhas.
Tabelas de Motores, Fios e Cabos
Primeiramente vamos calcular a bitola correta do condutor apropriada ao motor de 5 Cv que funciona com tensão de alimentação em 110 volts. Considerando que um Cv equivale a 739 watts, teremos então: 739 x 5= 3695 watts. Chegamos à conclusão que o condutor de 6,0 mm² seria apropriado para o motor de 5 Cv.
Formula
Vamos supor que queremos ligar um motor com 4 amperes de corrente nominal. e queremos descobrir que contator utilizar. Para fazer o calculo, colocando os valores na fórmula, basta multiplicar 4 por 1,15, que vai dar 4,60 amperes. A corrente que o contator suporta deverá ser maior ou igual a 4,60 amperes.
Se lhe for dado o valor rms da onda sinusoidal, a fórmula para o cálculo do valor de pico é: EPICO = Erms / 0.
De posse de Vs podemos calcular Is usando a Lei de Ohm: Is = 240V/15Ω = 16A. Agora usaremos a equação 2 para encontrar a corrente do primário: 200/100 = Ip/16 logo Ip = 32A.
Outra maneira de encontrar a corrente elétrica é através da potência elétrica (P), que é dada em Watt (W), considerando que P=V.I, ou seja, podemos encontrar a corrente elétrica pela variação dessa fórmula, sendo: I=P/V ou com relação da fórmula de potência elétrica com a de tensão, que é I=√(P/R).
Resumo das características técnicas