Avaliação cognitiva investiga os processos de aprendizagem e de aquisição de conhecimento através da percepção, que tem como material a informação do meio em que vivemos e o que já está registrado na nossa memória.
A MEMÓRIA COMO PROCESSO COGNITIVO: A memória é a função cognitiva que nos permite codificar, armazenar e recuperar informações do passado. É um processo básico para a aprendizagem, pois é o que nos permite criar um sentido de identidade.
A psicologia cognitiva estuda a cognição, os processos mentais que estão por detrás do comportamento. É uma das disciplinas da ciência cognitiva. ... Pode-se definir cognição como a capacidade para armazenar, transformar e aplicar o conhecimento, sendo um amplo leque de processos mentais.
A resposta é que o processo de aprendizagem cognitiva começa desde os anos escolares iniciais, por meio da experimentação e do desenvolvimento de competências motoras e mais racionais. Existe uma forte motivação para que o trabalho cognitivo tenha início já no ensino infantil, nos primeiros anos de vida do ser humano.
9 práticas benéficas para o desenvolvimento cognitivo
Habilidades cognitivas e metacognitivas são, basicamente, o conhecimento adquirido ao longo de nossas vidas, que confere sentido à nossas relações e objetivos. ... Em outras palavras, as habilidades cognitivas e metacognitivas são essenciais para o nosso desenvolvimento como seres humanos.
Estratégias cognitivas compreendem comportamentos e pensamentos que diretamente influenciam o processo de aprendizagem, principalmente na forma como a informação será armazenada. Já as estratégias metacognitivas consistem em procedimentos individuais de planejamento, monitoramento e regulação (BORUCHOVITCH, 2001).
As principais capacidades cognitivas são: atenção/foco, percepção, memória e linguagem, além de capacidades responsáveis pelo planejamento e execução de tarefas (raciocínio, lógica, estratégias, tomada de decisões e resolução de problemas).
É a aprendizagem sobre o processo da aprendizagem ou a apropriação e comando dos recursos internos se relacionando com os objetos externos. A metacognição é a capacidade do ser humano de monitorar e autorregular os processos cognitivos.
A metacognição como processo da aprendizagem é o conhecimento dos próprios produtos cognitivos, isto é, o conhecimento que o sujeito tem sobre seu conhecimento. O aprendiz, na busca de regular os processos cognitivos, se depara com atividades que o desafiam, levando-o à aprendizagem conforme demonstrado na Figura 1.
Um exemplo de metacognição pode ser o fato de estar lendo um texto e, ao verificar se o compreendemos, nos damos conta de que a resposta é não e lemos de novo. Ou, por exemplo, quando ao solucionar um problema, percebemos que a estratégia mental que estávamos aplicando não funciona e mudamos para outra.
Trata-se de:
A metacognição se refere ao conhecimento que alguém tem sobre os próprios processos e produtos cognitivos ou qualquer outro assunto relacionado a eles, por exemplo, as propriedades da informação relevantes para a aprendizagem.
O que significa a metacognição? A metacognição é algo que está ligado à “consciência e ao automonitoramento do ato de aprender” ou como a definição a seguir: “aprendizagem sobre o processo de aprendizagem ou a apropriação e comando dos recursos internos se relacionando com recursos externos”.
Em geral, tem sido definida como o conhecimento ou atividade cognitiva que toma como seu objeto a cognição ou que regula qualquer aspecto da iniciativa cognitiva. ... Assim, pode-se entender a metacognição como o conhecimento e controle que a pessoa tem sobre sua própria cognição e atividades de aprendizagem.
Aprendizado cognitivo compreende o método de ensino baseado na naturalidade, isto é, ocorre de maneira automatizada e o saber adquirido de maneira inconsciente. Já o método metacognitivo compreende a utilização do consciente para obter o aprendizado de algo.
Os processos que o leitor usa de forma consciente para realizar suas leituras são chamados de metacognição. ... É após a leitura que o leitor deve identificar as ideias principais do texto lido, pois esse é o momento em que ele tem um conhecimento geral do que leu.
2.
Resposta. Para que a leitura faça sentido é necessário que o leitor compreenda o texto.