crossorigin="anonymous">
A ascensão rápida do cristianismo germânico deveu-se, portanto, principalmente à conversão voluntária feita em menor escala. No século IV, algumas tribos germânicas orientais, notadamente os godos, adotaram o arianismo (ver cristandade gótica.
Os povos germânicos dividiam-se em numerosas tribos e receberam esse nome por habitarem a região da Germânia, que era uma região da Europa localizada além dos limites do Império Romano, mais precisamente entre os rios Reno, Vístula e Danúbio e os mares Báltico e do Norte.
Ao longo do século V, godos (visigodos e ostrogodos), francos, alamanos, vândalos, suevos, burgúndios e outros povos germânicos ocuparam a Gália, a Península Ibérica, a África do Norte, as terras bretãs e a própria Itália, alvo também dos lombardos, no século VI.
Burgúndios: estabeleceram-se no sul da França, mas foram absorvidos pelos francos no século VI; Ostrogodos: liderados por Teodorico, estabeleceram-se no Norte da Itália; Anglo-saxões: estabeleceram-se na Bretanha (atual Reino Unido);
Os principais povos germânicos que invadiram o Império Romano foram os hunos, os vândalos, os visigodos, os ostrogodos, os francos, os lombardos e os anglo-saxões. Em alguns momentos, eles conseguiram alcançar a cidade de Roma, saqueando a cidade e buscando destruí-la.
Anglos, Saxões e Jutos Em meados do século V, os Saxões, os Anglos e os Jutos abandonaram o norte da Germânia e a península da Jutlândia para invadir a Britânia, já abandonada pelos romanos desde o início do século V.
Quanto à desagregação e queda do Império Romano do Ocidente, assinale a alternativa correta: a) O êxodo rural causado pelos ataques dos povos germânicos resultou num crescimento desordenado das cidades, criando instabilidade e desordem política nos centros urbanos e forçando a abdicação do último imperador romano.
Saiba como era formado e treinado o exército romano. A construção do maior Império da Antiguidade Ocidental não seria possível sem a criação e manutenção de um grande e forte exército. Nesse sentido, o exército romano foi uma das bases para o desenvolvimento da civilização romana desde seu início.
Rômulo foi não só o primeiro rei de Roma, como também seu fundador, junto a seu gêmeo Remo.