O sociointeracionismo é uma concepção que prioriza a análise dos reflexos do mundo exterior no interior dos indivíduos, por meio da interação deles com a realidade. Ou seja, trata da dimensão sociocultural do estudante, valorizando o contexto histórico, social e cultural em que está inserido.
Baseada nas ideias do psicólogo Lev Vygotsky e derivada do Construtivismo, a metodologia Sócio-Construtivista apresenta como ponto central o fato de que a aprendizagem e desenvolvimento são instrumentos da interação social, desde que a criança receba todo o suporte educacional adequado.
"A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança", diz Lino de Macedo, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
O construtivismo como método de ensino entende que o aluno deve ter centralidade no processo de aprendizagem. ... Desta forma, os alunos são impulsionados a interagir uns com os outros e são incentivados a terem as suas próprias experiências. As avaliações, de maneira geral, são diagnósticas.
Construtivismo é uma teoria sobre a origem do conhecimento que considera que a criança passa por estágios para adquirir e construir o conhecimento.