A poesia sonora poderia ser definida como aquela que evita usar a palavra como mero veículo de significados. A composição do poema ou texto fonético está estruturada com sons que requerem uma realização acústica e uma performance.
As principais características que distinguem um som de outro som são três: altura, intensidade e timbre. Altura: A altura do som diz respeito à sua frequência. ... O timbre é o modo de vibração da onda sonora, e cada fonte sonora possui o seu timbre característico.
Significado de Sonoridade [Literatura] Característica do texto agradável ao ouvido por possuir uma seleção de vocábulos combinados de maneira harmoniosa.
A rima é um importante aliado dos poetas. Muitos dos poemas tradicionais utilizam um padrão específico de rimas, como os sonetos, por exemplo. No entanto, mesmo quando utilizamos o verso livre, ainda assim é possível pincelar as palavras com algumas rimas, dispostas segundo o seu gosto.
De maneira geral, a rima é feita entre um verso e outro, designando a repetição de fonemas (sons) idênticos ou semelhantes, geralmente, na sílaba final das palavras. Assim, quando pensamos no que é rima, logo pensamos na associação entre os fonemas das palavras que podem ser consideradas como pares nos textos.