Castro Alves pertence à terceira geração romântica, que apresenta as seguintes características: Poesia de cunho social: temática voltada para problemas sociais e políticos do país.
A poesia social é um tipo de produção literária que aborda questões de valor político e social. Na história da literatura brasileira, alguns momentos foram essenciais para a propagação da poesia social, por exemplo, no Romantismo, na Geração Mimeógrafo, e nalguns movimentos modernos e contemporâneos.
Resposta. Resposta: Funciona como um poema protesto, porque chama a atenção do leitor para um problema social. ...
O poema-protesto é uma das formas do gênero textual poema. Nele, o eu lírico declara sua firme discordância e crítica em relação a algo: uma decisão política, um problema social, uma injustiça etc. ... Os poetas dedicam-se à construção dos versos, trabalhando a musicalidade do texto e a construção das imagens.
O Slam é um espaço livre para se falar do que quiser: dor, amor, natureza, família; esses temas relacionados à sociedade são muito recorrentes nas poesias: o próprio surgimento de Slams voltados para um público específico é uma prova da capacidade de organização coletiva em torno da palavra.
Com o formato similar ao de um sarau ou encontro de “spoken word” (declamação de textos), o Slam Poesia tem o objetivo de atrair, além de poetas, espectadores e escritores que, muitas vezes, têm pouca intimidade com a “poesia tradicional”. ... Ao final, o público escolhe quais foram as melhores interpretações.
O slam é uma competição de poesia falada criada nos Estados Unidos por Marc Smith, mais especificamente em Chicago nos anos 1980 e trazido ao Brasil em 2008 por Roberta Estrela D'Alva. Originário do inglês, o termo slam quer dizer batida. Algo semelhante a uma pancada.
Características do slam Existem apenas três regras: as poesias devem ser autorais e não terem sido apresentadas em nenhuma outra batalha, devem durar no máximo três minutos e a performance deve contar apenas com a voz e/ou o corpo do poeta para se manifestar, sem usar adereços cênicos ou batidas musicais.
Diferentemente da poesia considerada clássica, o verso é livre, e as inspirações vêm do repente, do rap e, sobretudo, do hip-hop. Os temas falam de questões políticas, econômicas e sociais relacionadas à periferia: racismo, feminismo, desemprego e violência contra a mulher são alguns deles.
Basicamente, slams ou poetry slams são encontros de poesia falada (spoken word) e performática, geralmente em forma de competição, onde um júri popular, escolhido espontaneamente entre o público, dá nota aos slammers (os poetas), levando em consideração principalmente dois critérios: a poesia e a desempenho.
As poesias precisam ser autorais e podem discorrer sobre temas como racismo, violência, entre outros, despertando a plateia para uma reflexão crítica acerca dos temas. Os participantes que declamam esse gênero são chamados de "Slammers".
O slam é um grito, atitude de “reexistência”, termo criado com a fusão das palavras existência e resistência, de acordo com a professora Ana L. S. Souza.
Campeonato de poesias surgiu com a cultura hip hop nos anos 1980, nos EUA, mas só chegou ao Brasil em 2008. Os campeonatos de Slam no Brasil foram introduzidos por Roberta Estrela D'Alva, através do ZAP, Zona Autônoma da Palavra, em São Paulo. ... A poesia ressignifica a rua, seu povo, sua luta.
Resposta: A semelhança é que os dois possuem versos e/ou rimas improvisadas, sendo cantadas ou apenas recitadas.
Resposta: Slam é uma competição em que poetas leem ou recitam um trabalho original. Estas performances são, em seguida, julgadas por membros selecionados da plateia ou então por uma comissão de jurados.
Chicago
Repente: Compreende uma arte brasileira que é baseada no improviso realizado em sua forma cantada, de forma alternada, em que dois cantores participam do processo. O slam pode ser apresentado como eventos que as batalhas são realizadas em formas de versos, o que diferencia essa arte da citada acima.
Slam Poetry – traduzido literalmente por batalha de poesia – são competições de poesia falada, onde qualquer pessoa pode participar. Cada poeta tem até três minutos para apresentar poemas de autoria própria, sem acompanhamento musical, uso de adereços, figurinos ou qualquer auxílio visual.
Mark Kelly Smith
Roberta Estrela D'Alva
As regras do slam: 1) um poema (ou texto) por vez, devendo ser de autoria do poeta (podem ser lidos) 2) sem acessórios, sem figurino, sem acompanhamento musical. 3) os poemas devem ter no máximo 10 segundos, com mais 1 segundo de bônus. após esse tempo a cada 1 segundo excedidos 0,5 pontos é descontado.