Procedimento: Será feita a Leitura da história “ João e o Pé de Feijão ”, depois de feita a leitura será perguntado aos alunos o que entenderam da história, iremos folhear novamente o livro e agora perguntar em cada página o que está acontecendo na história, aos poucos cada aluno poderá contribuir ao seu modo, depois ...
João e o Pé de Feijão é um conto de fadas de origem inglesa. A versão conhecida mais antiga é a de Benjamin Tabart, publicada em 1807 e popularizada por Joseph Jacobs em 1890, com a publicação de English Fairy Tales.
Joseph Jacobs
Sim, o narrador participa da história no conto "Por um pé de feijão", sendo que ele aborda os acontecimentos de forma cronológica e linear; mostrando desde como era a vida dele e dos familiares, até o incêndio que destrói toda a plantação.
Narrador é aquele que conta a história. Ele pode fazer parte da história, ou apenas contá-la para o leitor. Quando o narrador faz parte da história, isto é, quando também é uma personagem, dizemos que é um narrador em primeira pessoa.
Flavio de Souza
As histórias infantis, mais do que entreter crianças (e adultos, também, por que não?), tem o objetivo claro de ensinar lições para a vida cotidiana. Lições como: honestidade, obediência, perseverança… Curiosamente, uma das mais famosas histórias infantis, “João e o pé de feijão”, não tem uma lição de moral direta.
Publicação da Editora Mundo Mirim, a obra do renomado escritor César Obeid, João e o Pé de Feijão em Cordel, é uma releitura do famoso conto de fadas inglês, só que desta vez, em um formato muito popular na cultura brasileira, o cordel.
Vou raspar–lhe os ossos e comer como pão” – cantou o gigante mais uma vez. O brutamonte falou à mulher: – Sinto cheiro dele, aquele que roubou minhas moedas de ouro, minha galinha que bota ovos de ouro! Procuraram em todos os lugares: no forno, no pote de farinha, em todos os potes e não encontraram ninguém.
João foi protegido pela esposa do gigante, conseguiu fugir após ter pego uma sacola com moedas de ouro. No segundo dia, vai até o castelo para furtar uma galinha dos ovos de ouro e sai ileso.
Há muitos anos atrás, havia duas crianças, João e Maria, vivendo com seu pai e sua madrasta próximo a uma floresta. O pai era lenhador e os tempos eram de escassez. A família passava fome e não tinha recursos para alimentar a todos. ... O pai, a princípio, não concorda, mas acaba cedendo e aceita a sugestão de sua esposa.
Neste sentido, o conflito de um texto está relacionado aos motivos que levarão as ações ocorridas na trama. Já o climax, refere-se aos momentos de maior tensão dentro da história. Por fim, o desfecho retrata o final e as resoluções e despreendimentos da história. Espero ter ajudado, bons estudos!