Variáveis Globais são aquelas declaradas no início de um algoritmo. São visíveis, ou seja, podem ser utilizadas no algoritmo principal e por todos os outros subalgoritmos. Variáveis Locais são aquelas declaradas no início de um subalgoritmo.
Portanto, como vimos no decorrer do artigo, a programação orientada a objetos define uma programação voltada aos conceitos de classes e herança e, em contrapartida, a programação estruturada define uma programação voltada a procedimentos e funções definidas pelo usuário.
Abstração. A abstração é o ponto de partida para a criação de programas utilizando POO. Trata-se da capacidade de extrair dos personagens ou dos itens presentes no contexto, suas principais características, criando, dessa forma, objetos.
Abstração é a habilidade de concentrar nos aspectos essenciais de um contexto qualquer, ignorando características menos importantes ou acidentais. Em modelagem orientada a objetos, uma classe é uma abstração de entidades existentes no domínio do sistema de software.
A linguagem Java permite o uso de herança simples, mas não permite a implementação de herança múltipla.
As subclasses herdam todas as características de suas superclasses, como suas variáveis e métodos. A linguagem Java permite o uso de herança simples, mas não permite a implementação de herança múltipla.
A herança é um princípio da POO que permite a criação de novas classes a partir de outras previamente criadas. Essas novas classes são chamadas de subclasses, ou classes derivadas; e as classes já existentes, que deram origem às subclasses, são chamadas de superclasses, ou classes base.