A parlenda é um texto que fascina e envolve a criança, pois possibilita a aprendizagem da língua de forma lúdica, associada a jogos, brincadeiras e expressão corporal. As palavras se “juntam” de forma ritmada, musical e muitas vezes engraçada.
Peça para cada criança molhar a ponta do dedinho na tinta guache amarela e carimbar com a pontinha do dedo com tinta na quantidade de ovinhos solicitada pelo numeral a frente. Vá fazendo com as crianças um numeral por vez. Você pode propor para as crianças uma dança com a cantiga popular " A Galinha do Vizinho".
LEIA A PARLENDA ABAIXO PARA A CRIANÇA, PASSANDO O DEDO EMBAIXO DAS PALAVRAS PARA A CRIANÇA PERCEBER QUE A LEITURA SE INICIA DA ESQUERDA PARA A DIREITA E DE CIMA PARA BAIXO. LEIA E CANTE VÁRIAS VEZES A PARLENDA ATÉ A CRIANÇA MEMORIZAR E SABER CANTAR E PASSAR O DEDINHO SOZINHA TAMBÉM.
Explicar que deverão procurar na parlenda as palavras e os números que estão faltando e completar. Desenhar a quantidade de ovos que a galinha botou em cada verso. 12)Entregar a cada criança 10 ovos para pintar e recortar. Explicar que precisam colar os ovos da galinha na ordem correta, começando do 1 até chegar ao 10.
Para se trabalhar as parlendas e instigar o interesse dos alunos sobre o tema, a sugestão é iniciar com brincadeiras cantadas, como “Corre cutia”, por exemplo. A partir deste entusiasmo, elaborar um texto instrucional. Para isso, pergunte aos alunos quem já brincou de “Corre cutia” e quem conhece a letra da música.
As parlendas surgiram da sabedoria popular e da história das tradições populares do Brasil, e fazem parte do folclore brasileiro. Por isso, são trasmitidas ao longo das gerações.