Podem ser consumidos suas flores, folhas e frutos, todos nas versões cozidas ou cruas.
Como saber se uma fruta no mato é comestível?
As PANC são Plantas Alimentícias Não Convencionais. Ou seja, elas são hortaliças, verdura e frutas que crescem em locais inesperados, fazendo com que seu consumo não seja cogitado. Porém, existem muitas opções que estão sendo cada vez mais usadas, inclusive por chefs renomados, como a Paola Carosella.
O plantio é feito por sementes. Semeie no local definitivo da horta ou em sementeiras, saquinhos para mudas ou copinhos de papel, transplantando quando as mudas tiverem de 4 a 6 folhas verdadeiras. As sementes devem ser cobertas apenas por uma leve camada de terra peneirada ou de serragem fina.
O espaçamento recomendado varia de 30 a 80 cm entre as linhas de plantio e de 25 a 40 cm entre as plantas, dependendo do porte da variedade cultivada e das condições de cultivo. A beldroega também pode ser cultivada facilmente em vasos. Retire as plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.
A planta é idêntica, mas as flores, ao contrário da beldroega tradicional, são vistosas, coloridas e enormes. Aliás, podem ser amarelas, brancas, rosadas, roxas ou lilases. A que eu tenho é branca, e como sua parente onze-horas, só abre a flor no meio da manhã. Aliás, a onze-horas é muito parecida, porém diferente.
8 super benefícios da beldroega e como usar
A beldroega, Portulaca oleracea, também é popularmente conhecida por caaponga, onze-horas, portulaca, verdadeira beldroega, verdolaga e beldroega-da-horta.
Chás. Como já vimos, a planta traz muitos benefícios para a saúde, portanto suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias podem ser aproveitadas com o consumo do chá de beldroega. Para isso, basta fazer uma infusão de 50 g a 100 g da erva em 1 litro de água.
O gênero Portulaca, ao qual pertencem as plantas que recebem o nome de onze-horas, contam com mais de 100 espécies, a maioria ornamentais, mas existem também as comestíveis, chamadas de PANC (plantas alimentícias não convencionais), que é o caso da beldroega (foto abaixo).
Lá pela hora do almoço para alguns, ou quase para outros, quando o sol começa a entrar a pino, a Portulaca atinge seu florescimento máximo do dia. Por isso, a flor, da família das Portulacaceae, a mesma da pata-de-elefante e da beldroega-graúda, tem como nome popular onze--horas.
FUNGOS | Misture uma parte de vinagre em duas partes de água e borrife nas plantas para se ver livre dos fungos. Trocar o ingrediente por leite de magnésia também resolve o problema.
Essa plantinha tem sido usada como um remédio natural que funcionaria como analgésico, anti-hemorrágico, tônico, diurético e também no auxílio ao tratamento para artrite, dores de cabeça e problemas nos dentes e nas gengivas, segundo o site Cura pela Natureza.
É também conhecida como Beldroega (designação antiga, que engloba outras espécies de diferentes gêneros). No Brasil ela recebe o nome de onze horas, porque começa a abrir suas flores próximo às 11 horas.
Adubo de casca de banana
Se a planta estiver em canteiro, regue de duas a três vezes por semana, de acordo com a incidência de sol. Já se tiver plantado a onze-horas em vaso ou jardineira, diminua as regas para uma ou duas vezes por semana. Prefira cultivá-la em ambiente externo porque suas flores atraem abelhas.
Para estimular a floração, o engenheiro agrônomo Marcello Manzano Santero, da Dimy Produtos para Jardinagem, sugere o uso do adubo mineral NPK 4 14 8, que é uma boa fonte de fósforo e potássio.
1- Dando períodos escuros por longo tempo, você pode forçar as plantas a florescer. Períodos escuros de 13h ou mais, durante duas semanas, deveriam ser o bastante para ativar o florescimento. 2- Usando luz artificial para interromper o período escuro, você pode forçar as plantas a continuar o crescimento vegetativo.
Para forçar a floração de suas estirpes ao ar livre, o que você terá que fazer é reduzir a quantidade de luz que suas plantas recebem. Você deve expor suas variedades a 12 horas de escuridão total. O método que você escolher para fazer isso dependerá do número de plantas que você plantar.
O mais comum em cultivos indoor é que o tempo entre a floração e a colheita seja de 2 meses também, totalizando assim uma média de 4 meses ou mais da germinação à colheita.
Em qualquer caso, as sementes geralmente levam entre 24 e 72 horas para germinar, embora em alguns casos encontremos sementes que podem demorar entre 5, 10 ou 15 dias.