EQST

O Que So Infecçes Dento Alveolares?

O que são infecções dento alveolares?

O abscesso dento-alveolar é uma consequência comum das lesões de cárie, sendo caracterizado por necrose pulpar e acúmulo de células inflamatórias agudas no ápice radicular. O tratamento do abscesso dentário é realizado através de sua drenagem e principalmente pela eliminação da causa da infecção.

Qual origem de uma infecção Odontogênica?

A maioria das infecções de origem odontogênica se originam a partir de necrose pulpar com invasão bacteriana no tecido periapical e periodontal, que pode levar à formação de abscesso, quando a infecção prevalece sobre as resistências do hospedeiro.

Quais fatores são determinantes na progressão das infecções Odontogênicas?

A localização da infecção oriunda de um dente especifica é determinada por dois fatores principais: (1) a espessura do osso que cobre o ápice do dente e (2) a relação do local da perfuração no osso com as inserções musculares na maxila e mandíbula (HUPP, EDWARD e MYRON; 2015).

Qual a diferença de abscesso e celulite?

Abscesso é um infecção local,por uma bactéria,que dá origem à produção e formação de pus. A Celulite é uma inflamação das camadas mais profundas da pele causada por bactérias.

O que é a osteomielite?

A osteomielite é uma infecção óssea geralmente causada por bactérias, micobactérias ou fungos.

Qual a causa da osteomielite?

Osteomielite é o nome que se dá à infecção no osso causada por bactérias, micobactérias ou fungos. Na grande maioria dos casos, o agente patogênico é o Staphylococcus aureus, bactéria que pode formar colônias na pele e instalar-se nas fossas nasais de pessoas saudáveis, sem causar danos ao hospedeiro.

Como ocorre a infecção por osteomielite?

Esta infecção acontece tanto por contaminação direta do osso, através de um corte profundo, uma fratura ou implante de uma prótese, mas também pode atingir o osso através da circulação sanguínea, durante o curso de uma doença infecciosa, como um abscesso, endocardite ou tuberculose, por exemplo.

Quais são os tipos de osteomielite?

A Osteomielite pode ser classificada em 3 tipos que dependem do tempo de acometimento e dos sintomas: Aguda, Subaguda ou Crônica....Sintomas:

  • Dor intensa, de início súbito;
  • Inchaço, vermelhidão e calor na área afetada;
  • Febre,;
  • Calafrios;
  • Dificuldade para movimentar a região afetada.

Quais são as complicações da osteomielite?

Osteomielite pode levar a complicações de saúde mais sérias, como: Osteonecrose, condição também conhecida como “morte do osso”, causada pela ausência de circulação de sangue dentro do osso. Artrite séptica. Crescimento prejudicado.

O que é a doença osteomielite crônica?

A osteomielite crônica é a entidade infecciosa em que o processo se encontra instalado e presente há mais de um mês. Pode ser ocasionada por um processo infeccioso agudo tratado incorretamente, infecção óssea por contiguidade a partir de infecção crônica de partes moles adjacentes, entre outras situações.

Qual o melhor antibiótico para osteomielite?

Antimicrobianos utilizados para o tratamento de osteomielite a partir da identificação do agente infeccioso. Importante observar que os únicos antimicrobianos utilizados por via oral são as quinolonas, que no entanto são indicados somente para casos de infecção por germes Gram negativos (incluindo Pseudomonas).

Qual é o especialista que cuida da osteomielite?

Toda osteomielite tem cura. Mas para isso, é necessário um trabalho em conjunto do médico Cirurgião e do médico Infectologista.