Portanto, podemos dizer que a eletronegatividade é uma propriedade periódica que aumenta da esquerda para a direita e de baixo para cima na Tabela Periódica. Isso acontece em virtude do tamanho do raio atômico.
A eletropositividade aumenta nas famílias de cima para baixo e, nos períodos, da direita para a esquerda. O elemento mais eletropositivo é o frâncio (Fr), que possui eletronegatividade 0,70....Tabela de eletronegatividade.
A eletronegatividade é a capacidade é a força de atração que uma substancia tem de receber eletrons. A eletronegatividade aumenta de acordo com a diminuição do raio atômico . Como o flúor tem o menor raio logo é o mais eletronegativo.
césio
Como consequência disso, o telúrio atrai mais forte os elétrons e fica com o raio MENOR. Então o Sb, que está menos atraído, ficará com o raio maior. Respondendo então: Sb tem MAIOR raio que o Te.
Oxigênio
Resposta. O cálcio. Pois o raio atômico cresce da direita para a esquerda e de cima para baixo, e como o cálcio está mais abaixo que o Mg, logo tem o maior raio.
231 pm
a) O raio atómico do potássio (19K) é maior. Justificação: Sendo que o raio atómico aumenta ao longo do grupo e estando estes dois elementos no mesmo grupo (1° grupo/grupo dos metais alcalinos), o elemento com o maior número atómico tem o maior raio atómico pois estão no mesmo grupo.
De forma análoga, quanto maior o raio atômico, menor o potencial de ionização – já que a eletrosfera não é tão fortemente atraída pelo núcleo e o elétron de valência pode ser removido com mais facilidade; e menor a afinidade eletrônica – pois, com menos força de atração sobre a eletrosfera, uma menor quantidade de ...
152 pm
O raio atômico é uma das propriedades periódicas dos elementos químicos, e representa a distância entre o centro do núcleo de um átomo e a camada mais externa da eletrosfera (camada de valência). É calculado a partir de uma molécula diatômica de um mesmo elemento como a metade da distância entre os respectivos núcleos.
Energia de Ionização é uma propriedade periódica que indica qual a energia necessária para transferir o elétron de um átomo em estado fundamental. Um átomo encontra-se no seu estado fundamental quando o seu número de prótons é igual ao seu número de elétrons.