1.
Degeneração hidrópica (ou balonização): Quando há diminuição da quantidade de ATP´s os canais de Na+ / K+ ficam prejudicados, o que leva a um excesso de H20 para o citossol. Apoptose de hepatócitos: Morte celular programada desencadeada por um estímulo (externo ou interno à célula, drogas, toxinas, inflamação etc.)
A Degeneração pode ser REVERSÍVEL se o estimulo nocivo for retirado. Só será reversível se lesão não causar dano significativo na membrana e dissolução do núcleo. Composição química da célula: Água, eletrólitos, lipídios, carboidratos e proteínas.
Dois padrões podem ser reconhecidos ao microscópio óptico: a tumefação celular e a metamorfose ou degeneração gordurosa . A tumefação celular é a primeira manifestação de quase todas as formas de lesão às células.
As células que morrem por necrose usualmente apresentam-se com tumefação, ou degeneração hidrópica, na fase de lesão reversível. Há vários "tipos" de necrose descritos, a saber: coagulação, liquefativa, gordurosa ou esteatonecrose, caseosa, gomosa, fibrinoide e lítica.
A lesão celular reversível ocorre quando a célula agredida pelo estímulo nocivo sofre alterações funcionais e morfológicas, porém mantém-se viva, recuperando-se quando o estímulo nocivo é retirado ou cessa.
NECROSE. A necrose se caracteriza pelo tamanho celular aumentado (edema), alterações nucleares (picnose, cariorréxis, cariólise), membrana plasmática danificada e extravasamento de conteúdo celular para fora da célula, além do aumento da eosinofilia.
É o acúmulo de água nas células, devido a alterações na bomba de sódio e potássio, retendo sódio na célula, e consequentemente, retendo água. Suas principais causas são hipóxia, hipertermia, intoxicação, infecção de caráter agudo, toxinas, hipopotassemia e distúrbios circulatórios.
Essas substâncias se dividem em três categorias básicas: componente celular normal (água, lipídios, proteínas e carboidratos), substância anormal (exógena - ex. minerais - ou endógena - ex.
As doenças degenerativas são aquelas que comprometem as funções vitais do indivíduo em caráter irreversível e crescente. Elas recebem esse nome porque causam a degeneração de células, tecidos e órgãos.
É um processo agudo e reversível, sendo encontrado mais freqüentemente nos ligamentos, tendões, meniscos, duramater espinhal, na mixomatose dos coelhos (causada por um poxvírus, afetando principalmente o limite pele - mucosas e as orelhas), no hiper e hipotireoidismo (com formação do "Mixedema" na derme) e em algumas ...
As doenças degenerativas são aquelas que causam lesões nas células, podendo afetar a visão, os ossos, os tecidos, os vasos sanguíneos, entre outros.
Classificam-se como doenças degenerativas o diabetes, a arteriosclerose, a hipertensão, as doenças cardíacas e da coluna vertebral, além de câncer (cancro), Mal de Alzheimer, reumatismo, esclerose múltipla, artrite deformante, artrose, glaucoma, coluna, cabeça, e membros.
I) Veja quais são as 10 principais e mais comuns doenças crônicas no Brasil:
A doença degenerativa da coluna é um conjunto de patologias relacionadas ao processo de degeneração da mesma e está associada a síndromes clínicas como doença degenerativa discal, discogênica, osteoartrite facetária, entre outras.
Entram na lista indivíduos com diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares, doenças reumáticas (como a artrite reumatoide e o lúpus) e ainda distúrbios gastrointestinais, a exemplo da doença de Crohn e da síndrome do intestino irritável.
E mesmo tendo uma doença crônica, ou seja, fazendo parte do grupo que deve ser imunizado nessa etapa, nem todos os pacientes precisam se vacinar contra a nova gripe antes de procurar por um médico. É o caso de pessoas com hipertensão. "A hipertensão, por si só, não é um fator de risco para complicação pela influenza.
Todos os homens e mulheres com 60 anos ou mais de idade, mesmo aqueles que são cardíacos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, os que têm insuficiência renal e hepática, portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus HIV ou outro estado associado a baixa imunidade, devem tomar a VACINA CONTRA GRIPE no posto de ...
Quais as doenças crônicas e condições especiais que credenciam o paciente a receber a vacina? Confira a relação completa a seguir: Doenças respiratórias crônicas (asma, DPOC, fibrose cística…) Doenças cardíacas crônicas (hipertensão, insuficiência cardíaca…)৪ এপ্রিল, ২০১৯
Pessoas com artrite reumatoide podem receber vacinas que contenham vírus inativo. Alguns exemplos de vacinas que constam no Consenso da SBR são: Vacina contra a gripe comum e gripe influenza. Vacina antipneumocócica.
A rinosinusite crônica não constitui uma contraindicação formal à aplicação da vacina. Entretanto, a decisão deverá ser tomada por um especialista ante o exame do quadro clínico geral do paciente. Tomei vacina contra a gripe h1n1 no ano passado.
Crianças entre os 6 meses e 6 anos incompletos (5 anos e 11 meses);৬ জানু, ২০২১
A alimentação é importante para o bom funcionamento do sistema imune e os alimentos ricos em ômega-3, selênio, zinco, probióticos, vitaminas A, C e E são os mais indicados para aumentar o sistema imune, já que favorecem a produção das células de defesa do organismo de forma mais eficiente.