As células eucariontes apresentam núcleo definido e estão presentes em protozoários, fungos, animais e plantas. As células eucariontes são aquelas que apresentam um núcleo delimitado por um envoltório nuclear.
As células eucariontes são encontradas em protozoários, algas, fungos, animais e plantas. As células procariontes, por sua vez, são encontradas em organismos do Domínio Archaea e Bacteria, tais como bactérias e cianobactérias.
As células eucariontes são mais complexas quando comparadas às procariontes. Como principal critério de diferenciação entre elas, há a presença de um núcleo verdadeiro na eucarionte, em que o material genético é envolvido por uma membrana nuclear. Nessas células, não há plasmídeos.
Quimicamente, a carioteca possui a mesma composição do plasmalema e do retículo endoplasmático: contém fosfolipídios e proteínas (membrana lipoproteica). Através dos poros, são realizadas trocas entre o núcleo e o citoplasma.
→ Cromátides Os cromossomos são constituídos por dois filamentos unidos pelo centrômero. Cada um desses filamentos é denominado de cromátide. As duas cromátides encontradas em um cromossomo duplicado (a duplicação ocorre durante a interfase na divisão celular) são denominadas de cromátides-irmãs.
Fase da divisão mitótica onde ocorre a desespiralização dos cromossomos, que se transformam em massas de cromatina; a reorganização nuclear e a citocinese.
A cromatina é um filamento de DNA muito longo e muito fino, localizado no núcleo da célula interfásica (não em divisão). Na célula humana, contam-se 46 desses filamentos. ... O cromossomo é a cromatina enroladinha, pronto a ser duplicado na fase S da interfase para a divisão celular.
Cromatina: é o DNA associado ao período em que a célula não está se dividindo. ... O cromossomo é o DNA durante o período de divisão celular - quando a célula não sintetiza proteínas, pois está concentrada em gerar células filhas, que precisarão do seu DNA para desempenhar seus processos metabólicos de forma independente.
Os genes são porções de DNA, enquanto os cromossomos são moléculas de DNA condensadas. Ao estudar genética dois termos são essenciais para sua compreensão: genes e cromossomos.