Tempo e clima são conceitos distintos. Tempo refere-se a um estado momentâneo das condições atmosféricas. Já clima é duradouro, tratando-se de uma sucessão habitual de tempos. É comum ver o uso dos termos “tempo” e “clima” para designar um mesmo estado atmosférico.
Sobre o clima, é correto afirmar que: a) é o estado momentâneo da atmosfera que influencia todo o globo. ... d) as massas de ar influenciam apenas os climas frios, pois, nos climas quentes, elas não conseguem penetrar. e) quanto menor a altitude, menor é a temperatura em função da baixa umidade.
Aquecimento global causa efeitos no tempo meteorológico, como muito calor. Isto pode acarretar em aumentos na temperatura do oceano, que acabam matando os peixes, Derretimento das geleiras, incêndios entre outras coisas.
c) Para que possamos definir o clima de uma região faz-se necessária a observação constante das características das condições atmosféricas dessa região, num longo espaço de tempo, cerca de 30 anos. d) O tempo atmosférico é estável, ou seja, nunca muda. ... É na atmosfera que se desenvolve o clima e o tempo.
O clima trata - se de uma característica climática de uma região que definida de maneira fixa. Dessa maneira, é incorreto afirmar que o clima pode mudar várias vezes ao dia. Nesse sentido, ao ter essa mudança de temperatura várias vezes aos dias estamos nós referindo ao conceito de tempo.
Composta por gases como oxigênio, gás carbônico e nitrogênio, a atmosfera terrestre desempenha importantes funções, como proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos aos seres vivos, e manter a temperatura média da Terra, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.
São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Juntas, as cinco compõem a atmosfera, camada gasosa que envolve a Terra e é responsável, entre outras coisas, por manter o equilíbrio térmico do planeta, proteger contra o impacto de meteoros e filtrar os raios ultravioleta.
A atmosfera protege os seres vivos das radiações cósmica. ... Ajuda a iluminar, pois a luminosidade que nós recebemos depende da reacção física entre a atmosfera e a radiação solar.
Os principais elementos químicos que compõem o ar da Terra são o Nitrogênio e o Oxigênio. O primeiro ocupa 78% da atmosfera e o segundo, 21%. O restante é ocupado pelo Gás Carbônico (1%) e pelos Gases Nobres (0,03%), compreendidos por elementos como argônio, criptônio, hélio, neônio, radônio e xenônio.
Como resultado da vaporização dos metais, a mesosfera concentra grande quantidade de átomos de ferro e de outros metais.
A circulação atmosférica global opera graças às diferenças de pressão e temperatura, bem como se organiza em células de deslocamento de ar. A Circulação Atmosférica é o processo de movimentação do ar ou das massas de ar, ocasionado pelas diferenças de pressão e temperatura existentes na atmosfera terrestre.