Animais como o canguru, o gambá, a cuíca, o diabo-da-tasmânia e o coala são chamados de marsupiais. O nome "marsupial" vem do latim marsupiu, que significa pequena bolsa, e está relacionado à presença de uma bolsa de pele, conhecida como marsúpio, que fica no ventre da fêmea.
Os marsupiais são animais vivíparos que pertencem à subclasse dos mamíferos metatherios, cujos embriões se desenvolvem no útero e nascem precocemente (sem estar completamente formado), terminando o desenvolvimento no interior de uma bolsa de pele (o marsúpio), uma extensão ventral da barriga da mãe.
No Brasil, existem quatro espécies de gambás, sendo que duas delas têm distribuição no Rio Grande do Sul. São elas: a Didelphis aurita, conhecida popularmente como gambá-de-orelha-preta (Figura 6), e a Didelphis albiventris, mais conhecida como gambá-de- orelha-branca (Figura 1).
Os marsupiais, ou mamíferos de bolsa, são caracterizados pela presença de uma bolsa materna (marsúpio) ventral ou posterior, onde os filhotes completam o seu desenvolvimento. Os marsupiais, ou mamíferos de bolsa, pertencem à ordem Marsupialia e subclasse Methateria.
Em biologia, marsúpio é a bolsa externa que os mamíferos da subclasse methatéria possuem. É o local onde os embriões completam o desenvolvimento, agarrados a um mamilo para a sucção do leite materno. A bolsa, abdominal, é formada por uma dobra de pele que recobre as glândulas mamárias das fêmeas de muitos marsupiais.
Graças aos seus fortes músculos e ligamentos, a bolsa da canguru também pode se expandir conforme o bebê cresce e protegê-lo pelo tempo que ele precisar. O interior da bolsa também tem quatro mamilos que provém diferentes tipos de leites cheios de anticorpos necessários para os mini cangurus.
O marsúpio é o que se conhece popularmente como bolsa do canguru e trata-se de uma dobra na pele deste animal que apenas está presente nas fêmeas, uma vez que cobre os seus seios formando uma bolsa epidérmica que funciona como incubadora.
O canguru é um marsupial: nome dado a bichos em que a fêmea possui uma bolsa (marsúpio) para abrigar o filhote. Durante a reprodução, a fêmea fica com o bebê por cerca de 40 dias dentro da barriga, como acontece com boa parte dos mamíferos.
O preço de cada animal varia de acordo com sua cor e tamanho - em média, de um metro. Um wallaby pode custar de 300 a 1.
Macropus giganteus: 36 dias
A sua gravidez (gestação) demora de 30 a 40 dias, dando à luz apenas um filhote de cada vez. Os cangurus nascem imaturos. O seu desenvolvimento é no interior de uma bolsa na barriga da sua mãe que se chama marsúpio.
Reprodução. Os mamíferos marsupiais, como o canguru, dão à luz filhotes imaturos, que completam seu desenvolvimento dentro da bolsa materna. As fêmeas não produzem placenta, uma membrana que envolve o feto, protegendo-o e nutrindo-o. ... Devido ao diminuto tamanho do filhote, o nascimento em si não demanda muito esforço.
Mas parecem também cachorros de cabeça pequena e rabo muito grande, que ficam sempre de pé. A cor dos cangurus é de um bege acinzentado. Os cangurus têm diversos nomes científicos, mas os mais comuns são Macropus rufus (canguru vermelho) e Macropus giganteus (canguru cinza).