As opções hormonais incluem o implante, o dispositivo intrauterino (DIU), a injeção, a pílula, o anel e o adesivo. Esses métodos têm altas taxas de eficácia, mas eleger um método que seja difícil para você usar corretamente poderá levar à gravidez indesejada (1).
Para evitar a gravidez, o anticoncepcional desencadeia no corpo um processo hormonal que impede a ovulação. Sem ovular, é claro que a mulher não tem nenhuma chance de engravidar. O organismo só chega a esse ponto de não produzir novos óvulos porque a entrada de hormônios via anticoncepcional evita esses desníveis.
O preservativo é um método anticoncepcional excelente para evitar a gravidez, além de ser o único método que protege do contágio de doenças sexualmente transmissíveis, como Aids ou sífilis.
Os contraceptivos hormonais, em sua maioria compostos por estrogênio e progesterona sintéticos, agem sobrepujando os hormônios que desencadeiam a ovulação.
Endométrio fino Quando a mulher toma anticoncepcional, essas fases não existem e a mesma quantidade de hormônio é recebida todos os dias (nas pílulas monofásicas, que são as mais comuns). Assim, o endométrio permanece sempre da mesma espessura.
Uma mulher pode começar a tomar a pílula sempre que houver certeza de que ela não está grávida. Ela não tem que estar menstruando para começar a tomar a pílula.
A TPM é uma síndrome presente e caracterizada nas mulheres com ciclo hormonal e menstrual natural, sem a influência de medicações hormonais e anticoncepcionais. No entanto, as mulheres usuárias de anticoncepcionais com pausa podem ter sintomas semelhantes a TPM, a chamada TPM-like.
Introdução e Definições. Tensão pré-menstrual, síndrome pré-menstrual ou simplesmente TPM é um conjunto de sinais e sintomas que aparecem de 1 a 15 dias antes da menstruação e desaparecem com o fluxo menstrual.
Alimentos que pioram os sintomas da TPM Café - muita cafeína pode desidratar o corpo; Álcool - o motivo é o mesmo do café: a desidratação vai aumentar os sintomas da TPM; Alimentos ricos em açúcar - eles fazem a pessoa ficar muito cansada e não são nada saudáveis.
A TPM acontece por conta do desequilíbrio de hormônios como o luteinizante (LH), estrogênio e progesterona, e desencadeia uma série de sintomas como irritabilidade, retenção de líquidos, depressão e dores de cabeça.
Os baixos níveis de estrógeno no corpo da mulher e na elevação de progesterona durante esse período do mês são as causas para as alterações de humor.
Algumas de nós têm a TPM durante a menstruação, isto é, as oscilações de humor e os incômodos físicos permanecem mesmo durante a menstruação. Se acontece com você durante alguns dias do fluxo, saiba que não há nada grave, já que, mesmo durante o sangramento, ainda rola uma bagunça hormonal, a grande razão da TPM.
Para saber se a menstruação está perto de descer, é importante ficar atenta a alguns sintomas que aparecem na maioria das mulheres, como por exemplo:
Principais sintomas de TPM e como aliviar
A menstruação pode trazer desconfortos como inchaço abdominal, retenção de líquidos, mudanças de humor, indisposição, náusea, mal-estar geral, dor de cabeça, nas costas e cólicas, o que, em alguns casos, chega a atrapalhar as atividades do dia a dia. Esses sintomas costumam durar cerca de 24 horas.
Para diminuir as chances de desencadear os sintomas da TPM e aliviar o estresse, é orientado investir em momentos diários de alegria e de relaxamento, como uma conversa saudável e divertida com uma amiga, uma aula de meditação, assistindo a uma comédia ou fazendo qualquer outra atividade que dê prazer.
Antieméticos, como Dimenidrinato ou Bromoprida, podem ser úteis no controle de enjoos, que muitas mulheres podem apresentar nesta fase; Antidepressivos, como Sertralina e Fluoxetina, tratam os sintomas emocionais da TPM, que na maioria são tristeza, irritabilidade, insônia e ansiedade.
Para tratar a TPM, que é a síndrome da Tensão Pré Menstrual, existem medicamentos que ajudam a aliviar tanto os sintomas de irritabilidade e tristeza, como fluoxetina e sertralina, e os sintomas de dor e mal-estar, como o ibuprofeno ou ácido mefenâmico, mais conhecido como ponstan, por exemplo.
Os principais sintomas físicos da TPM são o aumento do volume abdominal (a progesterona diminui a motilidade intestinal) com maior produção de gazes, cansaço, dores de cabeça, piora das enxaquecas e tonturas. Grande parte das mulheres tem dores concentradas na mama devido ao inchaço e sensibilidade exacerbada.
Durante a TPM, ficam ainda mais carentes e são capazes de chorar apenas com um filme na TV ou com imagens de gatinhos na internet. A autoestima deste signo tende a diminuir muito nesta fase, assim como pensamentos negativos, na maioria relacionados ao abandono e a incompreensão.
A síndrome pré-menstrual (SPM) e o transtorno disfórico-pré-menstrual (TDPM) são dois distúrbios relacionados a sintomas que ocorrem uma a duas semanas antes da menstruação e que melhoram após o início dela. Esses sintomas podem ser físicos, emocionais e comportamentais.
A progesterona retêm líquidos, o que acarreta o aumento das prostraglandinas causando o inchaço e as dores. A queda de estrogênio provoca vasodilatação e, portanto, a dor de cabeça.