Jônica: A ordem jônica é uma das ordens arquitetônicas clássicas, é caracterizada por capitel ornado com duas volutas laterais, uma altura referente a nove vezes maior que o seu diâmetro. ... Corintia:Coluna caracterizada por folhas de acanto no capitel.
Jônica: Pilar que representa as mulheres, com ornamentos e contém "trompas". Coríntia: É a mais "elaborada", com ornamentos. Dórico: Pilar que representa os homens, sem ornamentos, a mais simples. Jônica: Pilar que representa as mulheres, com ornamentos e contém "trompas".
A ordem jônica é uma das ordens arquitetônicas clássicas, é caracterizada por capitel ornado com duas volutas laterais, uma altura referente a nove vezes maior que o seu diâmetro. Possui base e tem fuste canelado, arquitrave ornamentada com frisos e base simples.
Ordem Jônica - representava a graça e o feminino. A coluna apresentava fuste mais delgado e não se firmava diretamente sobre o estilóbata, mas sobre uma base decorada. O capitel era formado por duas espirais unidas por duas curvas. A ordem dórica traduz a forma do homem e a ordem jônica traduz a forma da mulher.
A coluna não tem base, tem entre quatro e oito módulos de altura, o fuste é raramente monolítico e apresenta vinte estrias ou sulcos verticais denominados de caneluras. O capitel é formado pelo equino, ou coxim, que se assemelha a uma almofada e por um elemento quadrangular, o ábaco.
Equilíbrio das formas; Harmonia nas cores e desenhos; Uso de técnicas de afresco, têmpera e encáustica nas pinturas murais. ...
Tinha a forma básica de um sino invertido, adornado por folhas e brotos de acanto, uma planta da região. Outra diferença, embora não tão marcante, era a altura das colunas, que correspondia a onze vezes o diâmetro, enquanto que as jônicas tinham altura de nove vezes o diâmetro.
Ordem Dórica: os arquitetos gregos desenvolveram o estilo de coluna da ordem dórica, a partir do século VII a.C. Esse estilo apresenta-se de forma rústica, sem base, mais lisa, caneladas, simples e poucas ornamentações.
Da esquerda para a direita as cinco ordens clássicas: toscana, dórica, jônica, coríntia e compósita.
Elas servem para dar apoio, sustentação e leveza para os edifícios, além de dar beleza e um tom harmonioso no ambiente.
Uma coluna é um elemento arquitetónico destinado a receber as cargas estruturais verticais de uma obra de arquitetura (arco como barramento, arquitrave, abóbada) transmitindo-as à fundação.
A coluna vertebral serve de apoio para as outras partes do esqueleto. Além disso, as vértebras têm um canal por onde passa a medula nervosa ou medula espinhal, que fica, assim, muito bem protegida. ... A primeira vértebra, chamada Atlas, se articula com o crânio, possibilitando que ele se movimente.
RESPEITANDO A DISTÂNCIA MÍNIMA DE 3 cm ENTRE A ARMAÇÃO DA COLUNA E A FORMA DO ALICERCE. AS DEVEM SER EMENDADAS TRANSPASSANDO 30 cm. ENTRE O TOPO DO ALICERCE E A EMENDA, A DISTÂNCIA DEVE SER NO MÍNIMO DE 1,20 m.
[Figurado] Sustentáculo moral; base, fundamento: os pilares do cristianismo. [Figurado] O que serve de apoio; suporte: minha mãe é o pilar lá de casa.
A Bíblia coloca a esposa no casamento como um pilar importante na construção do casamento e da família. ... Dentro do lar a esposa é colocada como pilar de sustentação do casamento pela harmonia, pela cooperação, pois a bíblia a chama de adjutora idônea.