A sistematização do atendimento inicial a vítimas de trauma, conhecido como ABCDE representa hoje o padrão ouro na atenção a tais pacientes. O que é o ABCDE do Trauma ? ... Seu objetivo é proporcionar um atendimento rápido e eficaz, ao paciente vítima de trauma, no caso de um acidente, por exemplo.
O chamado ABCDE do Trauma é uma série de precauções criadas para proteger a integridade de um paciente em situação de risco. Diferente do que alguns imaginam, esse procedimento não é executado somente por profissionais da saúde, já que você não precisa saber tudo sobre trauma para estar apto a colocá-lo em prática.
Cada letra corresponde à um sistema, em ordem do que causa morte do paciente mais rapidamente. Antes de começar a avaliação, devemos estabilizar a cervical do paciente com suspeita de trauma com alta energia cinética (acidades automobilísticos, quedas de grandes alturas, etc) em que há risco de lesão de coluna.
O ABCDE
O nome, ABCDE, é uma sigla em inglês para cada uma das etapas do processo de socorro. ... B – Do inglês: Breathing (respiração). Após excluir qualquer obstrução, deve-se verificar se a vítima consegue respirar normalmente. C – Do inglês: Circulation (circulação).
De acordo com as Diretrizes da American Heart Association (2010), para Reanimação Cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE) recomenda-se a alteração da sequência de procedimentos A-B-C (via aérea, respiração, compressões torácicas) para C-A-B (compressões torácicas, via aérea, respiração) em ...
Usa-se então, tanto pelo socorrista leigo, quanto pelo profissional um parâmetro para se medir e avaliar o nível de consciência da vítima chamado A.V.D.I (Alerta, Voz, Dor e Inconsciência):
Urgência é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte.
Sendo considerada uma emergência condições que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Já a urgência, é uma ocorrência imprevista com ou sem risco potencial à vida, onde o indivíduo necessita de assistência médica imediata.
Fique calmo!
Adrenalina, agilidade e pronto-atendimento. Esses são alguns dos princípios básicos para um profissional de Enfermagem que escolher seguir carreira como Enfermeiro Socorrista. A necessidade de atuar com segurança diante das mais diferentes intercorrências e adversidades é um fator primordial o enfermeiro socorrista.
O papel do enfermeiro na unidade de emergência consiste em obter a história do paciente, fazer exame físico, executar tratamento, aconselhando e ensinando a manutenção da saúde e orientando os enfermos para uma continuidade do tratamento e medidas vitais".
Em uma sala de emergência, o médico deve estar preparado para realizar desde a aplicação de medicamentos, curativos, drenagens, procedimentos cirúrgicos até o atendimento a politraumas, acidentados graves e paradas cardíacas.
Confira a seguir algumas situações que inspiram um atendimento de emergência:
Atendimento de emergência: São os que implicam em risco imediato de morte, causadores de lesões irreparáveis para o paciente, constatado em declaração do médico assistente.
A Rede de Atenção às Urgências tem como objetivo reordenar a atenção à saúde em situações de urgência e emergência de forma coordenada entre os diferentes pontos de atenção que a compõe, de forma a melhor organizar a assistência, definindo fluxos e as referências adequadas.
A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência busca ampliar o acesso e qualificar o atendimen- to às pessoas com deficiência temporária ou permanente; progressiva, regressiva, ou estável; intermitente ou contínua no Sistema Único de Saúde (SUS).
Definir que habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência e a promoção de sua inclusão à vida comunitária “é um processo que envolve um conjunto articulado de ações de diversas políticas no enfrentamento das barreiras implicadas pela deficiência e pelo meio, cabendo à assistência social ofertas próprias para ...
Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Pessoa com deficiência: Centros Especializados em Reabilitação (CER) ... CER composto por quatro ou mais serviços de reabilitação habilitados - CER IV.
Reabilitação é processo de consolidação de objetivos terapêuticos não caracterizando área de exclusividade profissional e sim uma proposta de atuação multiprofissional e interdisciplinar, composto por um conjunto de medidas que ajudam pessoas com deficiências ou prestes a adquirir deficiências a terem e manterem uma ...