O verbo é a palavra responsável por exprimir ação, estado e fenômenos em relação a determinado tempo. Verbo é a palavra que exprime um fato, localizando-o no tempo. Geralmente exprime ideia de ação, estado ou fenômeno.
Um verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz.
falir - verbo
Indicativo
Português. Por que o verbo colorir não admite a forma "eu coloro"? Esse é um dos verbos da Língua Portuguesa que são classificados como defectivos, pois não têm a conjugação completa. ... No caso do verbo adequar, não existem as formas "eu adequo", "ele adequa", "que eu adeque" e "que nós adequemos", entre outras.
Verbos defectivos são aqueles que apresentam defeitos na conjugação, isto é, não assumem determinadas formas da conjugação prevista, como por exemplo, abolir, precaver, chover, etc. ... Esses verbos pertencem, geralmente, à 3ª conjugação.
Os Verbos Defectivos são aqueles que não são conjugados em determinadas pessoas, tempos ou modos, ou seja, não têm conjugação completa. Isso ocorre pelo fato de a flexão soar de forma desagradável ou de forma semelhante com um verbo usado mais frequentemente.
São os chamados verbos defectivos da língua portuguesa. ... Os verbos defectivos são aqueles que apresentam deficiência na sua conjugação, ou seja, por não apresentarem todas as formas verbais, não podem ser conjugados em determinadas pessoas, tempos ou modos.
São exemplos de alguns verbos defectivos: adequar, falir, doer, reaver, abolir, banir, brandir, carpir, colorir, delir, explodir, ruir, exaurir, demolir, puir, delinqüir, fulgir (resplandecer), feder, aturdir, bramir, esculpir, extorquir, retorquir, soer (costumar: ter costume de), etc.
Verbos anômalos são aqueles que, ao serem conjugados, sofrem alteração em seus radicais. Na língua portuguesa, existem dois verbos anômalos: “ir” e “ser”. Assim, o verbo “ir” pode manter seu radical “i-” em “Eu irei”, mas apresentar irregularidade em “Eu vou”.
Conjugação de um verbo defectivo Não apresenta formas verbais no presente do subjuntivo, nem no imperativo negativo. Nos restantes tempos verbais, apresenta conjugações completas.
1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.
Os verbos auxiliares são aqueles que auxiliam na conjugação de outros verbos e por isso recebem esse nome. Eles se unem ao verbo principal na formação dos tempos compostos e das locuções verbais. Os principais verbos auxiliares no português são o ser, o estar, o ter e o haver.
Verbo principal é aquele que possui significação plena, sendo o núcleo de uma oração:
Como verbo auxiliar é usado para frases no presente e passado. 2. Quando a frase estiver no tempo verbal presente, o verbo to have será substituído pelas flexões “has” e “have”. ... Nas frases negativas, o verbo to have poderá aparecer nas formas contraídas, como: hasn't, haven't e hadn't.
Verbos auxiliares são aqueles que auxiliam a conjugação de outros verbos. São eles: Ter, Haver, Estar, Ser. Agora que sabemos sobre o conceito destes verbos, é o momento de aprendermos a conjugá-los corretamente. Então vamos lá!
Sendo assim, pode-se dizer que os verbos auxiliares, quando empregados em uma frase, tem a função de auxiliar o verbo principal na construção do sentido da frase, alterando ou não o sentido do verbo principal.
Verbos auxiliares, em gramática e em linguística, são uma classe de verbos que veiculam informação gramatical, adicionando-a ao verbo principal. Podem ser considerados como morfemas gramaticais (livres), responsáveis pela expressão de determinados valores que a flexão verbal, por si só, não é capaz de exprimir.
infinitivo. Substitua a locução verbal em destaque por um verbo correspondente: "Um dia, você não poderá resistir e vai tomar banho!" "Um dia, você não RESISTIRÁ e vai tomar banho!"
Nas locuções verbais apenas o verbo auxiliar é flexionado. Assim, o tempo, o modo, o número, a pessoa e o aspecto da ação verbal são indicados pelo verbo auxiliar. Os principais verbos auxiliares são: ser, estar, ter, haver e ir.
resistir - verbo
Resposta. Nas outras formas nominais: RESISTIDO (particípio) RESISTINDO (gerúndio). ... O verbo principal de uma locução verbal é o que está numas das três formas nominais: infinitivo, gerúndio, particípio.
As Formas Nominais do verbo são três: infinitivo, gerúndio e particípio. São chamadas de nominais pelo fato de desempenhar um papel semelhante aos dos substantivos, dos adjetivos ou dos advérbios e, sozinhas, não serem capazes de expressar os modos e tempos verbais.
Locução Verbal é a junção de dois ou mais verbos, sendo um auxiliar e um principal, os quais exercem a função morfológica de apenas um verbo. Locução verbal é a junção de dois ou mais verbos que exercem a função morfológica de um verbo.
Quando dois verbos ou mais aparecem um ao lado do outro em uma sentença, agindo como se fossem apenas um verbo, temos uma locução verbal, que é constituída por um verbo auxiliar flexionado ao lado de um verbo principal.