E chegamos ao centro! A razão para isso é que a alta pressão eleva consideravelmente os pontos de fusão e ebulição desses elementos, fazendo com que eles permaneçam em estado sólido.
Crosta Terrestre
exosfera
Nosso planeta está internamente estruturado em três camadas principais: a litosfera, o manto e o núcleo, que se diferenciam pela temperatura, pressão, espessura, composição química e estado físico.
Núcleo: O núcleo da Terra (Fig. 2) é formado por rochas e por uma liga metálica constituída principalmente de ferro e níquel a uma temperatura por volta de 3500ºC. ... Ele consiste em rochas com densidade intermediária, em sua maioria compostos de oxigênio com magnésio, ferro e silício.
O manto é a maior das camadas internas do planeta. VI. O manto externo é menos denso e mais pastoso do que o manto interno.
Entretanto, mesmo com os agravantes, o homem conseguiu identificar as camadas contidas no planeta, fato possível em razão do uso de equipamentos sofisticados que medem vibrações no interior da crosta terrestre, chamadas de ondas sísmicas.
Termosfera
núcleo terrestre
A primeira camada da Terra é a Crosta terrestre. É a menor das estruturas do planeta, mas é a mais importante para as atividades humanas. Ela é fundamentalmente composta por rochas leves, tendo como minerais predominantes o silício, o alumínio e o magnésio.
O Sol orbita o centro da Via Láctea a uma distância de cerca de 24 a 26 mil anos-luz do centro galáctico, movendo-se geralmente na direção de Cygnus e completando uma órbita entre 225 a 250 milhões de anos (um ano galáctico). A estimativa mais recente e precisa da velocidade orbital do sol é da ordem de 251 km/s.
O momento angular da nuvem de partículas que formou nosso sistema solar resultou no movimento dos planetas, e por isso eles continuam se movendo até hoje. Esse processo permitiu que a terra se mantivesse em sua órbita.