O que perguntar?
Segundo os estudiosos, este jogo tem por finalidade identificar nosso orixá (ori= cabeça + ixá=guardião, ou seja, Anjo Da Guarda). Ele serve também para identificar problemas e dar soluções. Mas, é bom lembrar que cada um é único neste mundo.
A consideração entre aberto e fechado do búzio também pode variar, a grande maioria dos Babalorixás utiliza a abertura natural do búzio como sendo o lado “aberto”, mas várias mulheres no culto do Candomblé, principalmente na Nação de Keto, acostumaram a jogar como “aberto” o lado em que elas “abriam” o búzio, assim a ...
Porque Osun tinha um dom que tinha recebido de sua mãe Yemonjá. E logo ela disse-lhe quanto seria o preço a ser pago, e Esú respondeu? Que seu preço seria sete barris de ouro, e tudo que ela recebesse ele tinha uma parte.
Colocar os búzios dentro da vasilha em que está o amaci , e uma vela branca de 7 dias, oferecer uma a Ifá Para quê Esse Orixá transmita Força aos Cauris ( búzios ). depois de 24 horas , dar comida aos cauris ( búzios ). Maneira de Fazer : Tudo arrumar em ordem em tijela e matar o pombo para Ifá.
Interpretação da Caída : Quando os búzios caem todos abertos,isso significa que tudo vai bem na vida do consulente;que haverá fartura,progresso e felicidade. Embora possa haver invejas,brigas,ciúmes e dificuldades,o indivíduo sempre vencerá e terminará seus dias na fartura,na paz e na felicidade.
Na opinião de alguns, o lado aberto seria a abertura natural, e segundo outros, o lado aberto é o lado que se abre manualmente. Seja qual for o método, se pela fenda natural, ou pelo lado que se abriu manualmente, o lado considerado "aberto" será sempre positivo, e o lado considerado "fechado", será sempre negativo.
Ejibê ou Alafia é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com dezesseis conchas abertas pela natureza. Nesta caída responde Orumilá. Imediatamente o olhador saúda o jogo dizendo Eleri Ipim.
Odu, é o conhecimento utilizado para decodificar o mistério contido no Ori de uma pessoa. Os 16 Odus contêm todas as mensagens adequadas e compatíveis com a vida, fase da vida e o tempo de cada pessoa na terra. A divindade oracular Ioruba é chamada Ifá e também Orunmilá.
Acender uma vela e colocar uma quartinha d'gua para Egun. * Pegar os gomos e dizer: 'Obi Alafi'. * Jogar de novo para ver se fala Orunmil ou Iku, ou o egun de algum parente ou amigo prximo que avisa da morte de algum chegado. * Perguntar qual o eb que se deve fazer para de imediato para salvar a vida.
Obi é um fruto indispensável em rituais do candomblé, também conhecido como Noz-de-cola, seu nome científico é Cola acuminata. Usado principalmente no ritual de Ori, bori, feitura de santo e Jogo de Obi.
O Obi é uma obrigação voltada exclusivamente a confortar uma pessoa em um caso de doença, desemprego, distúrbios nervosos, ou até mesmo para um iniciado dentro dos preceitos do axé orixá, quando por um motivo ou outro, o mesmo não pode passar por um Bori.
Dar obi, tomar obi com água ou águas de obi, refere-se a mesma obrigação, e,é voltada unicamente a fortalecer uma pessoa. ... O obi é um fruto africano sem o qual nada podemos realizar para os ninkissi ou orixás, no tangente ( Tangente é a reta que intercepta a circunferência (ou uma função qualquer) em apenas um ponto.)৩০ আগস্ট, ২০১৭
Mastigado sem ser engolido, o obi difunde seu gosto amargo pela boca. Faz contrair as faces dos menos acostumados. O obi também comanda a cena, estabelece o tom (ou o sabor) da experiência. ... Mastigar obi no rito é atividade de um “nós”: cada uma contribui com a preparação do alimento do ori, juntando a ele seus fluidos.
A quartinha serve para abrigar fundamentos do orixá ou entidade de uma pessoa. ... A quartinha serve a todo culto umbandista, contendo em si as partes essenciais do orixá ou entidade por ela representado.
Uma fruta muito utilizada no Candomblé assim como o obi. ... Ao efetuarmos rituais de Orixá, depois que rezamos e jogamos o obi, fazemos a reza do orobô e procedemos com seu jogo, para sabermos se o Orixá aceitou ou não a obrigação que está sendo realizada.
Um fruto muito utilizado no Candomblé assim como o obi. Importantíssimo e imprescindível em inúmeros atos do culto aos Orixás e divindades de outros cultos africanos. O orobô é a semente de uma árvore de médio porte cuja espécie é a Garcinia Kola Heckel.
A determinação de se fazer um Bori a uma pessoa é feita através do jogo de buzios. O zelador em questão, devido às quedas do jogo, verifica o pedido de Orí na necessidade de ser agradado. O ato de Bori pode ser feito a qualquer pessoa, iniciada ou não dentro do Axé.