As DCNs se diferem dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Enquanto as DCNs são leis, dando as metas e objetivos a serem buscados em cada curso, os PCNs são apenas referências curriculares, não leis.
Os PCN foram criados com o objetivo de realizar uma reforma curricular em âmbito nacional, estabelecendo conteúdos essenciais para a formação e exercício da cidadania e da democracia.
Ambos os documentos abordam o trabalho com múltiplas linguagens: os PCN tratam de modo sucinto do uso de tecnologias, evidenciando o uso do computador, do rádio e da televisão. Já a BNCC detalha, em diferentes habilidades, a necessidade do trabalho com imagens, sons e diferentes linguagens digitais.
Garantir a equidade de aprendizagem através do ensino dos conteúdos básicos para todos os alunos constitui o principal objetivo das DCNs.
Diretrizes pedagógicas é nada mais do que o currículo da escola, a forma como a instituição trabalha, qual didática é usada, materiais didáticos, metas de aprendizagem…
Significado de Diretriz substantivo feminino Linha segundo a qual se traça um plano em qualquer estrada ou caminho. [Figurado] Rascunho delineado de um plano, um prospecto, um programa: o prefeito tem traçado novas diretrizes para o governo do município. [Figurado] Maneira de se proceder ou se portar, conduta etc.
EDUCAÇÃO NO PPP DA ESCOLA Baseando-se nestas diretrizes será realizado o planejamento de projetos a serem desenvolvidos, cada escola vai ter suas características já listadas e neste sentido os projetos e conteúdo a serem trabalhados devem ser de acordo com as necessidades de aprendizagem dos alunos.
O PPP tende a seguir um delineamento básico a partir de quatro principais etapas: identificação das finalidades, levantamento de dados específicos, implementação da proposta e acompanhamento das ações.
Organizar a escola em ciclos requer que o ensino seja entendido em função das aprendizagens, ou seja, tanto a preocupação referente ao ensino quanto a compreensão sobre o modo como o estudante aprende favorecem a organização do trabalho pedagógico, no sentido de garantir as aprendizagens.
Já as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), de 2009, já mostram um avanço na direção de colocar a criança em foco e serviram como fundamentação teórica para a BNCC.
Eles propõem uma nova organização curricular e colocam a criança como centro do processo educativo. ... 3º – A BNCC se diferencia do DCNEI e do RCNEI. A Base avança no conceito de fazer a criança e sua identidade o foco principal.
O RCNEI é um documento que foi elaborado pelo Ministério da Educação em 1998 com o objetivo de auxiliar o professor de educação infantil no trabalho educativo diário junto às crianças pequenas, servindo de base para as discussões entre profissionais da área em todo o país, não sendo, entretanto, de uso obrigatório.
O referencial curricular deve apresentar uma concepção da imagem de estudante da Educação Básica que se leva em consideração, a partir das singularidades e formações identitárias e culturais próprias de cada região.
O Referencial foi concebido de maneira a servir como um guia de reflexão de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os profissionais que atuam diretamente com crianças de zero a seis anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
Lei nº 9.
Brasília: MEC, 1994. 300 p. SOBRENOME, Prenome. Título.
A referência deverá seguir a seguinte o esquema: