Escopo de Projeto é todo o trabalho necessário para entregar um produto, serviço ou resultado. Ele contém informações essenciais sobre o projeto, como descrição, limites, objetivos, entregas, responsáveis, custos, prazos, atividades, restrições, premissas etc.
Declaração do escopo é o documento que registra o escopo do projeto. É nele que ficam descritos os detalhes sobre a realização do projeto e atividades que serão realizadas. A declaração do escopo nada mais é do que a materialização do escopo do projeto, e serve como uma documentação daquilo que foi planejado.
A falta de definição clara e formal, no início do projeto, do que não faz parte do escopo causa uma série de problemas na sua execução. Esses problemas podem ser os mais diversos, como: dúvidas do gerente de projetos e sua equipe quanto ao trabalho a ser realizado, ou litígios que podem inviabilizar a sua execução.
Se o escopo do produto é entender as características que o produto deve ter, escopo de projeto é mapear o trabalho necessário para construir essas características no produto resultante do projeto.
A EAP (Estrutura Analítica do Projeto), do inglês Work Breakdown Structure (WBS), é uma subdivisão hierárquica do trabalho do projeto em partes menores, mais facilmente gerenciáveis. Seu objetivo primário é organizar o que deve ser feito para produzir as entregas do projeto.
O escopo de um produto é, portanto, a documentação que contêm todas as características (especificações, funcionalidade, medidas, qualidade do material, recomendações), normas dele. Portanto, a alternativa correta é a letra B.
Escopo de Projeto é a descrição do trabalho necessário para entregar aquilo que foi pedido pelo cliente, seja um produto, serviço ou resultado. O escopo traz informações muito importantes na condução do projeto, tais como: objetivos específicos, entregas (parciais e total), tarefas, prazos, custos e por aí vai.
Escopo social= resolver os conflitos proporcionando as partes envolvidas a pacificação social, resolvendo a lide sociológica. Escopo educacional= é a jurisdição ensinar ao jurisdicionados seus direitos e deveres. É o que o poder Judiciário passa na por meio de suas decisões os ensinamentos dos direitos e deveres.
Os escopos da jurisdição são entendidos como os principais objetivos perseguidos pela função jurisdicional. Numa visão contemporânea, muito bem abordada pelo Professor Daniel Amorim Assumpção Neves, em seu Manual de Processo Civil, a jurisdição possui de 3 a 4 escopos: jurídico, social, educacional e político.
A jurisdição é a realização do Direito por um terceiro imparcial em uma situação concreta. Trata-se de uma das funções do Estado. São características da jurisdição a substitutividade, a exclusividade, a imparcialidade, o monopólio do Estado, a inércia e a unidade.