EQST

O Que Foi O Plano De Metas Criado Por Juscelino Kubitschek?

O que foi o Plano de Metas criado por Juscelino Kubitschek?

Plano de Metas foi um programa cuja finalidade era melhorar as infraestruturas brasileiras implementado durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960). O projeto definia trinta objetivos, agrupados em cinco setores, a serem alcançados: energia, transporte, indústria, educação e alimentação.

Quais foram as principais realizações do governo Juscelino Kubitschek?

As principais realizações do governo de Juscelino Kubitschek foram no desenvolvimento do setor automobilístico e do setor da construção civil, tendo sido responsável pela construção da cidade de Brasília, das Rodovias Fernão Dias e Régis Bittencourt e pela BR-364, que integrou as regiões mais afastadas do norte do país ...

Quais foram os quatro fatores principais para o êxito do governo de JK?

Resposta. Resposta: A política do presidente; a sólida aliança entre o PSD e o PTB; a centralização e a eficiência administrativas; a ajuda das Forças Armadas.

Quais as principais características do processo de industrialização brasileira no período do governo de Juscelino Kubitschek?

Industrialização no Governo JK Foi durante esse período que houve um grande crescimento industrial e o consequente aumento do padrão de vida, além da possibilidade de consumo de uma parcela da população: a classe média. Entretanto, houve também o grande aumento da desigualdade social.

Quais foram as transformações urbanas do governo JK?

As principais medidas adotadas no Governo JK proporcionaram o grande desenvolvimento das áreas urbanas, enquanto foram escassos os investimentos nas áreas rurais. Esse fator levou ao aumento do êxodo rural, ou seja, do deslocamento da população do campo em direção às cidades.

Como foi o fim do governo de JK?

Em outubro de 1934, JK foi eleito deputado federal, filiado ao recém-criado Partido Progressista de Minas Gerais. ... JK exerceu o mandato de deputado até o fechamento do Congresso Nacional, em 10 de novembro de 1937, com o golpe do Estado Novo, promovido por Vargas.

Qual foi a contribuição do governo de Getúlio Vargas e do governo de Juscelino Kubitschek para o desenvolvimento do processo de industrialização do Brasil?

Para JK e seu governo, o Brasil iria diminuir a desigualdade social gerando riquezas e desenvolvendo a industrialização e consequentemente fortalecendo a economia. Sendo assim, estava lançado seu Plano de Metas: “o Brasil iria desenvolver 50 anos em 5”.

Quais foram as principais políticas medidas do governo Vargas que auxiliaram no processo de industrialização do Brasil?

Getúlio Vargas (1954) Caracterizado pela nacionalização da economia, em que foi adotado o modelo de Substituição das Importações, criando as chamadas indústrias de base necessárias para o impulso de outros ramos industriais.

Como se forma o território brasileiro?

A formação do território brasileiro começou antes da chegada dos portugueses. Para evitar conflitos entre Espanha e Portugal, os dois países assinaram o Tratado de Tordesilhas (1494). Este estabelecia os limites das terras a serem ocupadas e exploradas na América.

Quanto tempo durou a formação do território brasileiro?

Como assinala o texto Brasil: 500 anos de povoamento, do IBGE, a configuração territorial que conhecemos hoje resulta de uma "lenta, longa e difícil construção, tecida durante cinco séculos de história." Proponha o exame dos três mapas a seguir (2, 3 e 4), que destaca os processos de expansão econômica, criação de ...

O que é a formação geoeconômica do território brasileiro?

A formação geoeconômica do Brasil está ligada ao processo de colonização iniciado no século XVI e que perdurou até o século XIX. Foi a chamada economia colonial que deu os primeiros contornos geoeconômicos no Brasil.