O sentido olfatório está associado com a detecção de partículas voláteis ou cuja fonte das substâncias (alimento, por exemplo) está distante. Já o sentido da gustação detecta e analisa substâncias químicas cuja fonte (alimento sendo mastigado) está em contato direto com os receptores sensoriais.
O olfato e o paladar estão intimamente relacionados. As papilas gustativas da língua identificam os sabores, ao passo que os nervos localizados no nariz identificam os odores. Ambas as sensações são transmitidas ao cérebro, que integra as informações para que os sabores possam ser reconhecidos e apreciados.
Resposta. O olfato e a visão nos permitem perceber se um alimento está em condições de ser ingerido. Não consideramos o paladar pois aqui o alimento ainda não foi consumido.
Para acelerar a recuperação do olfato sugerimos treinamento olfatório ( consiste em cheirar algumas vezes ao dia algumas substâncias como pó de café, essência de baunilha, cravo, pasta de dente etc), além do tratamento do quadro infeccioso.
Dicas de treino do seu paladar
O cheiro cítrico e sabor de suco de limão podem ajudar a restaurar o seu cheiro e poder de degustação. Além disso, é rica em vitamina C, um antioxidante que aumenta a imunidade do corpo e ajuda a combater doenças e infecções. Esprema o suco de 1 limão em um copo de água morna. Misture 2 colheres de chá de mel cru.
Para diminuir o gosto metálico ou amargo na boca causado pelo tratamento de quimioterapia ou radioterapia, pode-se usar dicas como utilizar apenas utensílios de plástico e vidro para preparar os alimentos, marinar a carne em sucos de fruta e adicionar ervas aromáticas para temperar os alimentos.
Geralmente com o tratamento da sinusite que deve ser feito por 10 a 14 dias o olfato deve voltar ao normal. Caso isto não aconteça procure um otorrinolaringologista.