As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos: praças, ruas e largos.
As danças folclóricas enriquecem todo um contexto cultural de uma sociedade seja ela, na rua, em salões ou então no âmbito escolar que estamos ressaltando, através destas danças fica-se sabendo um pouco de onde veio a humanidade, sobre os costumes que cada povo adquiriu com o tempo, a maneira de viver destes povos, ...
Resposta. pois as danças folclóricas são manifestaçoes culturais O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras.
AS DANÇAS FOLCLÓRICAS MAIS CONHECIDAS E NORMALMENTE PRATICADAS EM DIAS FESTIVOS (CALENDÁRIO REGIONAL OU NACIONAL) SÃO: CARIMBÓ (PA), XAXADO (PE), CIRANDA (AM), PAU-DE-FITAS (PR, RS, SC) E CAXAMBU (MG, RJ).
O samba de roda é uma das danças folclóricas brasileiras mais conhecidas. Surgida da influência de africanos trazidos para o Brasil a força e de ritmos portugueses, tinha como objetivo o culto a orixás e caboclos. O samba nasceu no Recôncavo Baiano por volta de 1860 e tem dois estilos: o samba chula e o samba corrido.
Exemplos de danças, para além da quadrilha, são o Cacuriá (tradicional do Maranhão), a Dança da Fita (de origem europeia, dançada no Rio Grande do Sul e Santa Catarina), a Catira (grande parte da região sudeste), o Tambor de Crioula (Maranhão), a Ciranda (Pernambuco), entre muitas outras.
QUESTÃO 04 - São exemplos de danças folclóricas exceto: (A) Maracatu.
Dança Folclórica, são muitas vezes baseadas em lendas, acontecimentos históricos, culturas e modo de vida. Como toda dança, passa sempre uma mensagem de alguma dessas características, conforme cada região a dança folclórica trás muitos estilos e culturas diferentes.
Além do Tambor de Crioula, diversas outras danças típicas como as quadrilhas, a Dança do Caroço, a Dança do Lelê, a Dança do Coco, o Cacuriá, São Gonçalo, Dança Portuguesa entre outras, fazem da cultura imaterial maranhense um vibrante caleidoscópio artístico e folclórico vivo e autêntico.
A cultura de São Paulo é o conjunto de manifestações artístico-culturais desenvolvidas pelo povo que compõe o estado de São Paulo. A maior parte das expressões da cultura tradicional paulista tem suas raízes, fundamentalmente, em três grandes vertentes: a italiana, a portuguesa e a indígena.
A cidade de São Paulo sempre teve tradição em festas de rua, especialmente as grandiosas festas italianas onde o pecado da comilança é a melhor parte. Entre elas, a Festa de Nossa Senhora de Achiropita (Festa da Querupita), Festa de São Vito Mártir e Festa de São Genaro.